Imagem dos vencedores do prêmio de 2017 com a presidênte do Inep

 

Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais

Um reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento da importância das avaliações e estatísticas educacionais.

O Prêmio Inep de Jornalismo foi lançado em 2017, dentro das comemorações de 80 anos de fundação da autarquia. O objetivo é estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem, de forma aprofundada, os exames, as avaliações e as estatísticas educacionais realizadas pelo Inep. Essas são fundamentais para o monitoramento e o aprimoramento das políticas públicas de educação, permitindo que os gestores tomem decisões com base em evidências.

Em 2018, o Prêmio Inep de Jornalismo vai premiar os melhores trabalhos em duas categorias: Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Ambas contemplarão as melhores reportagens em mídia impressa, TV, rádio e internet, de modo a valorizar todas as plataformas de comunicação.

Outra grande novidade é a criação de um Grande Prêmio para a melhor reportagem de cada categoria, independentemente do meio em que for veiculada. Serão distribuídos, no total, R$ 136 mil em prêmios, além de troféus e certificados.

A premiação é uma parceria do Inep com a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).