Pesquisa de Controle de Qualidade 2017

Pesquisa de Controle de Qualidade

O Inep realizará entre os meses de outubro e dezembro de 2017, a segunda edição da Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar, para a qual foram selecionadas aleatoriamente 357 escolas de todo o País, abrangendo as escolas públicas e privadas com alunos matriculados na pré-escola, no ensino fundamental ou no ensino médio. Os dados verificados nas escolas serão mantidos em sigilo e as informações servirão para avaliação da qualidade do Censo Escolar a nível nacional.

Quem fará a coleta dos dados?

Pesquisadores, devidamente identificados, contratados pelo Inep (empresa GMR Inteligência de Mercado). Eventualmente, os pesquisadores poderão estar acompanhados por servidores das Secretarias Estadual ou Municipal, ou mesmo por servidores do Inep.

Quando os pesquisadores irão à escola?

A pesquisa será realizada em outubro/novembro/dezembro de 2017. Os pesquisadores entrarão em contato com a escola para agendar a data da visita e informar quais providências devem ser tomadas.

O que os pesquisadores avaliarão?

  • Fichas de matrícula, registros de transferências dos alunos e diários de classe/cadernetas de chamada de todas as turmas da etapa selecionada.
  • Documentos relativos à escolaridade e formação de todos os docentes que atuem em turmas da pré-escola ao ensino médio na escola (cópia dos diplomas ou de certificados de conclusão).
  • Informações sobre a forma de armazenamento e organização dos registros administrativos da escola e sobre o preenchimento do Censo Escolar. Essas informações serão obtidas através de uma breve entrevista realizada, preferencialmente, com a pessoa responsável pelas informações declaradas no Censo 2017. Caso não seja possível, a entrevista será feita com o(a) Diretor(a) da escola ou outra pessoa por ele(a) designada.

Quais providências a escola deve tomar

Antes da data agendada para a visita, certifique-se que as fichas de matrícula, registros de transferências dos alunos e os diários de classe/cadernetas de chamada estejam organizados por turma e que os documentos que comprovem a escolaridade e formação de todos os docentes estejam disponíveis para avaliação na própria escola.

Para maiores informações, entre em contato no email deed.pcq@inep.gov.br ou ligue para (61) 2022-3177 / 3175 / 3163 / 3164 / 3178.

Página atualizada em: 25 outubro 2017