Painel Educacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), torna pública a plataforma Painel Educacional. O objetivo é apresentar informações agregadas sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação.

O Inep disponibiliza o Guia de acesso ao Painel Educacional Estadual e o Guia de Acesso ao Painel Educacional Municipal com orientações sobre como utilizar os sistemas.

As principais informações disponibilizadas referem-se à:

  • Trajetória: matrículas, média de estudantes por turma, estudantes incluídos, matrículas em tempo integral, taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de distorção idade-série.
  • Contexto: indicador de nível socioeconômico, indicador de complexidade da gestão Escolar, indicador de esforço docente, indicador de adequação da formação docente, indicador de regularidade docente e indicador de desenvolvimento da Educação Básica.
  • Aprendizagem: participação de estudantes e escolas nas avaliações e resultados.

O Painel Educacional apresenta informações provenientes de dados coletados por meio da aplicação de instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica e por meio do Censo Escolar da Educação Básica. No Painel é possível encontrar os resultados referentes à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada no ano de 2016, bem como os resultados das avaliações aplicadas aos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, coletados pela Prova Brasil (Anresc) e pela aplicação amostral (Aneb), no ano de 2015. A Plataforma conta ainda com o  Painel Série Histórica que disponibiliza informações sobre as médias e resultados por nível de proficiência das redes estaduais e municipais.

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões de aprimoramento do Painel Educacional, escreva para painel.educacional@inep.gov.br.

Página atualizada em: 16 junho 2017