Ouvidoria

A Ouvidoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi instituída como um canal de interação democrático. A participação social é um importante estimulador de melhorias nos serviços prestados pela Administração Pública e o papel da ouvidoria é abrir espaço para que as instituições conheçam suas deficiências e se transformem.

Enquanto um canal direto com o cidadão – incluindo servidores e colaboradores –, a Ouvidoria do Inep está aberta a manifestações e surge para auxiliar no controle, avaliação e acompanhamento da Administração Pública. Assim, recebe, analisa e legitima sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias referentes a procedimentos e ações do Instituto. Além disso, é uma ferramenta que auxilia o cidadão na atuação contra violação de direitos, negligências, abuso de poder e má administração do serviço público, com o propósito de garantir a transparência na ação governamental e tornar os agentes públicos mais comprometidos.

Para melhor atender o cidadão, a Ouvidoria do Inep aderiu ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, o e-OUV. O Sistema foi criado pela Controladoria-Geral da União  (CGU) para facilitar o contato do cidadão com as ouvidorias do Poder Executivo Federal, permitindo registrar uma manifestação, consultar seu andamento e verificar a resposta. Apesar de requisitar informações pessoais, o Sistema permite que o cidadão indique se deseja conduzir sua manifestação com sigilo de suas informações pessoais.

Contatos

Os contatos que a Ouvidoria do Inep disponibiliza para orientação são:

Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal

e-OUV ou https://sistema.ouvidorias.gov.br

Telefone: (61) 2022-3000. Horário: dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Eletrônico: ouvidoria@inep.gov.br

Atendimento presencial

SIG Quadra 4 Lote 327

Edifício Villa Lobos – Térreo

Brasília – DF

Horário: dias úteis, entre 9h e 17h.

Números da e-OUV

Número de demandas registradas no Sistema e-OUV – Maio a Julho/2015

Demandas Registradas

 

Equipe Responsável

Giovanni Silva Paiva

Assessoria técnica

Glice Morais Silva

Laura Isabel Campos Corrêa

Página atualizada em: 20 outubro 2015