Ouvidoria

A Ouvidoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi instituída como um canal de interação democrático. A participação social é um importante estimulador de melhorias nos serviços prestados pela Administração Pública e o papel da ouvidoria é abrir espaço para que as instituições conheçam suas deficiências e se transformem.

Enquanto um canal direto com o cidadão – incluindo servidores e colaboradores –, a Ouvidoria do Inep está aberta a manifestações e surge para auxiliar no controle, avaliação e acompanhamento da Administração Pública. Assim, recebe, analisa e legitima sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias referentes a procedimentos e ações do Instituto. Além disso, é uma ferramenta que auxilia o cidadão na atuação contra violação de direitos, negligências, abuso de poder e má administração do serviço público, com o propósito de garantir a transparência na ação governamental e tornar os agentes públicos mais comprometidos.

Para melhor atender o cidadão, a Ouvidoria do Inep aderiu ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, o e-OUV. O Sistema foi criado pela Controladoria-Geral da União  (CGU) para facilitar o contato do cidadão com as ouvidorias do Poder Executivo Federal, permitindo registrar uma manifestação, consultar seu andamento e verificar a resposta. Apesar de requisitar informações pessoais, o Sistema permite que o cidadão indique se deseja conduzir sua manifestação com sigilo de suas informações pessoais.

Contatos

Os contatos que a Ouvidoria do Inep disponibiliza para orientação são:

Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal

e-OUV ou https://sistema.ouvidorias.gov.br

Telefone: (61) 2022-3000. Horário: dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Eletrônico: ouvidoria@inep.gov.br

Atendimento presencial

SIG Quadra 4 Lote 327

Edifício Villa Lobos – Térreo

Brasília – DF

Horário: dias úteis, entre 9h e 17h.

Números da e-OUV

Número de demandas registradas no Sistema e-OUV – Maio a Julho/2015

Demandas Registradas

 

Equipe Responsável

Giovanni Silva Paiva

Assessoria técnica

Gilce Morais Silva

Laura Isabel Campos Corrêa

Ana Maria de Gois Rodrigues

Alexandre André dos Santos

Marileila da Costa Pinto

Página atualizada em: 20 outubro 2015