Outros Organismos

O Inep também realiza trabalhos conjuntos com outros organismos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Com relação à OEA, em 2009, o Inep foi responsável pelo envio de informações estatísticas educacionais sobre educação básica para subsidiar o Simpósio Interamericano de "Políticas y estrategias para una transición exitosa del niño hacia la socialización y la escuela", realizado em maio de 2009, no Chile.

Quanto à OEI, para subsidiar o alcance da proposta de "Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los Bicentenarios", iniciativa proposta na XVIII Conferência Ibero-americana de Educação, realizada em maio de 2008, na cidade de San Salvador, El Salvador, foi enviado à organização um conjunto de informações sobre o sistema educacional brasileiro, incluindo indicadores educacionais e de gasto público e privado com educação.

No projeto Metas Educativas 2021 estabeleceu-se que o início da celebração dos bicentenários de independência em vários países ibero-americanos seria o momento oportuno para uma reflexão sobre a situação atual da educação e para a elaboração de um programa de atuação para os próximos doze anos, que pudesse destacar e fortalecer os espaços de cooperação e integração regional surgidos nos últimos anos. Este programa estabeleceu, então, os objetivos que a educação ibero-americana deverá alcançar até o ano 2021.

Página atualizada em: 20 outubro 2015