Histórico

Começa a avaliação do ensino superior

O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub) começou com a adesão voluntária e autoavaliação como etapa inicial, que uma vez desencadeado, se estendia a toda a instituição e se completava com a avaliação externa.

Implantado o Exame Nacional de Cursos

O Exame Nacional de Cursos (ENC), que ficou conhecido como Provão, foi aplicado, pela primeira vez, para mais de 55 mil concluintes dos cursos de administração, engenharia civil e direito. A medida contempla as novas diretivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Confira a Lei 9.394/1996 da LDB

O Plano Nacional de Educação é editado

O primeiro Plano Nacional de Educação, após a redemocratização do país, é lançado. Ele prevê haja oferta de vagas no ensino superior para, pelo menos, 30% da população de 18 a 24 anos.

Criada comissão para aperfeiçoar avaliação superior

A Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior (CEA) propõe uma nova metodologia para a aferir o aprendizado nas graduações, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Inep implanta o Sinaes e o Enade

O Inep desenvolve e implanta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), formado por três componentes principais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes.

Nesse ano, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é aplicado pelo Inep. A prova avalia o rendimento dos concluintes da graduação.

Comissão acompanha avaliações do ensino superior

A Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) é formada para observar os processos periódicos de avaliação do ensino superior, e também julgar recursos interpostos por instituições de ensino superior.

Enade é um dos insumos para avaliação de instituições

O Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) são os insumos fundamentais dos indicadores que medem a qualidade dos cursos e das instituições do ensino superior. Nesse ano, é instituído o e­-MEC, sistema eletrônico que gerencia processos de regulação da educação superior.

Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007

Enade passa a ser aplicado de forma censitária

Todos os estudantes concluintes passam a participar da prova, desde que habilitados ao Enade e inscritos pela respectiva instituição de educação superior. Nesse ano, os alunos ingressantes também são registrados no sistema, apesar de não fazerem a avaliação.

Enade tem mais de meio milhão de inscritos

O Exame é aplicado a graduandos de 27 áreas. Foram 550 mil inscritos.

Página atualizada em: 23 agosto 2019