Sobre a Anresc (Prova Brasil)

O que é a Anresc (Prova Brasil)

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil é uma avaliação censitária bianual envolvendo os alunos do 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental das escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados. Seu objetivo principal é mensurar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e em Matemática  e fornecendo resultados para cada unidade escolar participante bem como para as redes de ensino em geral. Apresenta, ainda, indicadores contextuais sobre as condições extra e intraescolares em que ocorre o trabalho da escola. Os dados apresentados visam servir de subsídio para diagnóstico, reflexão e planejamento do trabalho pedagógico da escola, bem como para a formulação de ações e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

Sobre os resultados

Os boletins desta edição, disponíveis no sistema on-line, apresentam resultado para cada uma das escolas participantes e indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola, além das médias de desempenho de "Escolas Similares". Essas médias expressam os resultados de um grupo com características semelhantes.

Acesse abaixo os resultados:

Nos resultados há um arquivo em PDF para cada escola, com suas médias na Prova Brasil e números de participação. Também são apresentados indicadores de rendimento escolar, médias de hora-aula diária, docentes com curso superior e percentual de alunos com distorção idade/série – ou seja, atrasados pela sua idade. As informações vêm contextualizadas também no âmbito do município onde fica a escola, estado e em relação a todo o Brasil.

Para auxiliar na análise dos resultados, está disponível a Nota Explicativa da Prova Brasil 2013. O documento apresenta as normativas, a metodologia, os processos de aplicação, o cálculo dos resultados de desempenho e de divulgação da Prova Brasil 2013, bem como comentários sobre a contextualização e a análise dos resultados.

Voltada para professores e gestores educacionais, a Plataforma Devolutivas Pedagógicas é outro meio de se ter acesso aos resultados da Prova Brasil.

Em caso de dúvidas, contate o Inep pelo e-mail provabrasil.resultados@inep.gov.br.

Página atualizada em: 20 outubro 2015