Sobre a Aneb

 

O que é a Aneb

Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb utiliza os mesmos instrumentos da Prova Brasil / Anresc e é aplicado com a mesma periodicidade. Diferencia-se por abranger, de forma amostral, escolas e alunos das redes públicas e privadas do País que não atendem aos critérios de participação da Anresc/Prova Brasil, e que pertencem as etapas finais dos três últimos ciclos da Educação Básica:em áreas urbanas e rurais 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e  3ª série do Ensino Médio regular.  Essa avaliação amostral, em conjunto com a realizada de forma censitária pela Anresc, permite manter as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação da educação básica efetuada até 2003 pelo Saeb, tendo como foco avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Os resultados das etapas e dependências administrativas avaliadas exclusivamente pela Aneb são apresentados por regiões geográficas e unidades da federação.

As escolas são selecionadas de forma probabilística (por sorteio), considerando os estratos de interesse da avaliação:

  • Dependência administrativa (pública [federal, estadual e municipal e privada)
  • Unidade da Federação (estados)
  • Localização (urbana e rural)
  • Área (Capital e interior)
  • Porte da escola (pequena: 1 ou 2 turmas, grande: 3 ou mais turmas)

Acesse a Amostra SAEB 2011 para saber mais.

Sobre os resultados

A prova mantém as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação da educação básica efetuada até 2005 pelo Saeb, com o objetivo principal de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Os resultados do país são apresentados por regiões geográficas e unidades da federação.

Em decorrência do plano amostral da Aneb, é possível que os resultados sejam divulgados de forma representativa para cada Unidade da Federação, região e para o Brasil como um todo, por dependência administrativa (pública e privada), localização (urbana e rural) e área (capital e interior).

Acesse abaixo os resultados:

Distribuição de alunos por níveis de proficiência e UF

Os resultados do Saeb, de 1995 a 2005, estão disponíveis por meio do download de tabelas em Excel. Eles são apresentados por níveis de acordo com a proficiência nas matérias avaliadas:

Voltada para professores e gestores educacionais, a Plataforma Devolutivas Pedagógicas é outro meio de se ter acesso aos resultados da Aneb.

Página atualizada em: 20 outubro 2015