Instrumentos de avaliação

Exemplos de Questões

As provas de Matemática e de Língua Portuguesa da Aneb e Anresc (Prova Brasil) são aplicadas por meio de questões de múltipla escolha aos estudantes de todas as séries avaliadas. Para cada questão são apresentadas quatro alternativas de resposta, sendo que apenas uma está correta. Durante o preenchimento do formulário de respostas, o aluno deve assinalar um "X" na alternativa desejada.

Abaixo apresentamos questões comentadas e alguns exemplos de provas, para que todos entendam melhor como funcionam os testes da Aneb e Anresc (Prova Brasil).

*Ainda não existem exemplos de provas da ANA.

Questionários Contextuais

Questionários Contextuais Aneb e Anresc (Prova Brasil)

Os Questionários Contextuais da Aneb e Anresc (Prova Brasil) servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico, do capital social e cultural dos alunos. Professores de Língua Portuguesa, de Matemática e os próprios diretores das escolas também são convidados a responder questionários que possibilitam conhecer a formação, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão do profissional. Os questionários destinados aos professores e diretores são entregues pelos aplicadores antes da realização do teste e devem ser recolhidos ao final da prova.

As avaliações da Aneb e Anresc (Prova Brasil) são acompanhadas de questionários aplicados aos alunos, professores e diretores, além de haver um questionário que deve ser preenchido pelos aplicadores.

Na mesma ocasião, é preenchido pelos aplicadores dos testes um formulário sobre a escola que levanta dados sobre as condições de infraestrutura, segurança e recursos pedagógicos disponíveis.

O levantamento desses dados é fundamental para que a análise da Anresc (Prova Brasil) leve em consideração o contexto dos alunos e da escola. Uma possibilidade de desenvolvimento a partir do dados são estudos sobre fatores de influencia no desempenho dos alunos.

Abaixo, são apresentados os diferentes tipos de questionários de 2015.

Questionários Contextuais ANA

Para a coleta de informações a respeito das condições de oferta, são aplicados questionários voltados aos professores e gestores das Instituições de Ensino que atendem ao Ciclo de Alfabetização. O foco desses questionários é aferir informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores; gestão da unidade escolar e organização do trabalho pedagógico, entre outras.

Página atualizada em: 20 outubro 2015