Sedap

O Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) atende solicitações de acesso a bases de dados protegidos produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio dele, pesquisadores podem acessar, para fins institucionais e científicos, a bases de dados protegidos do Instituto. 

Finalidade

O objetivo do Sedap é viabilizar a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições, conforme a legislação vigente. 

Acesso aos dados

Para acesso aos dados, os projetos de pesquisa passam por uma análise técnica, na qual é avaliada a pertinência do pedido. Se autorizado, os pesquisadores devem se deslocar até a sede do Inep, em Brasília, para realizar suas pesquisas em sala segura localizada no INEP onde poderão ter acesso a microcomputadores com pacotes estatísticos amplamente utilizados. As saídas de resultados da pesquisa serão também objeto de análise técnica e, uma vez aprovadas, serão enviadas por meio seguro ao pesquisador titular.

Bases de dados disponíveis

O Inep disponibiliza, mediante solicitação do pesquisador e autorização das áreas técnicas, e exclusivamente na Sala de Acesso a Dados Protegidos (Sadap), as seguintes bases de dados:

Censo Escolar – 1995 a 2016
Censo da Educação Superior – 1995 a 2015
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 1998 a 2015
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
- Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) – 1995 a 2015
- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil) – 2007 a 2015
- Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) – 2014 a 2016
Exame Nacional de Cursos (ENC/Provão) – 1997 a 2003
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – 2004 a 2015
Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar – 2008

Página atualizada em: 21 agosto 2017