Perguntas Frequentes

1.    INSCRIÇÃO

1.1. Como eu faço a minha inscrição no Enem?

Leia com atenção o Edital e demais instrumentos normativos pertinentes.

A inscrição será realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao a partir das 10h00min do dia 13/05/2013 até 23h59min do dia 27/05/2013, horários oficiais de Brasília-DF.
 

1.2. O que preciso para realizar a minha inscrição?

Para se inscrever no Enem é preciso:

  • informar o número do CPF;

  • informar o número do Documento de Identidade (RG);

  • informar um endereço de e-mail válido;

  • informar o atendimento diferenciado e/ou específico (se for o caso);

  • indicar a pretensão de certificação (se for o caso);

  • preencher a Declaração de Carência (se for o caso);

  • preencher o Questionário Socioeconômico; e

  • verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

1.3. O CPF é obrigatório para efetuar a inscrição?

Sim, tanto o CPF quanto o RG (Documento de Identidade) do participante, sem eles não será possível realizar a inscrição.
 

1.4. Qual o valor da inscrição?

O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), exceto para os casos de:

  • participantes concluintes do Ensino Médio no ano de 2013 matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;

  • participantes que declararem carência socioeconômica por atender aos requisitos contidos nos incisos I e II do parágrafo único do Art 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013;

  • participantes que declararem carência socioeconômica nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

1.5. Qual a data final para pagamento da minha inscrição?

Será no dia 29/05/2013. Lembre-se, o não pagamento da Guia de Recolhimento da União até a data definida não confirma a sua inscrição.
 

1.6. Como saber se a minha inscrição foi aceita?

Por meio da página de acompanhamento disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação da sua inscrição.
 

1.7. Como recuperar a senha para poder acompanhar a minha inscrição?

A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e encaminhada ao e-mail ou celular, via SMS, informado pelo próprio PARTICIPANTE no momento da inscrição.
 

1.8. Em que casos ocorrem a isenção do pagamento da taxa de inscrição?

A isenção do pagamento da taxa de inscrição da edição 2013 do Enem será concedida:

  • Automaticamente, ao participante concluinte do Ensino Médio no ano de 2013, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;

  • Mediante declaração de carência, ao participante que atenda aos requisitos contidos nos incisos I e II do parágrafo único do Art 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013;

  • Mediante declaração de carência, ao participante que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

O Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, conforme disposto no art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

2.    CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

2.1. Como terei acesso ao meu Cartão de Confirmação de Inscrição?

O Cartão de Confirmação da Inscrição, contendo: número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviada, por via postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição.

O participante também poderá consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, informando seu CPF e senha.
 

2.2. Posso solicitar alteração do município de aplicação de provas, dos dados cadastrais e/ou da opção de língua estrangeira?

As alterações nos dados cadastrais, no município de provas e na opção língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição, a partir das 10h00min do dia 13/05/2013 até 23h59min do dia 27/05/2013, horários oficiais de Brasília-DF.
 

2.3. Como recuperar a senha para poder consultar o meu Cartão de Confirmação de Inscrição?

A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e encaminhada ao e-mail ou celular, via SMS, informado pelo próprio PARTICIPANTE no momento da inscrição.

3. REALIZAÇÃO DAS PROVAS

3.1. Quais os dias de aplicação das provas?

Serão os dias 26 e 27 de outubro de 2013, às 13h00min, com abertura dos portões dos locais de prova a partir das 12h00min, horário oficial de Brasília-DF.

Cronograma:

Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
 

3.2. Que horas os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados?

Os portões de acesso são abertos às 12h00min e fechados às 13h00min (horário oficial de Brasília-DF). Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h00min, de acordo com o horário oficial de Brasília.
 

3.3. O que eu devo levar no dia de realização das provas?

Documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. 
 

3.3. Qual documento eu devo levar no dia de realização das provas?

Documento de identificação original com foto:

  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto, na formada Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade Funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

3.4. Perdi/furtaram o meu documento de identidade. Como devo proceder?

O participante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que:

  • Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial a, no máximo, 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação do Exame;

  • Submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio.

3.5. A que horas começa a aplicação das provas?

Terá início às 13h00min, horário oficial de Brasília-DF, em todas as Unidades da Federação. É recomendado ao participante que chegue ao local de realização das provas às 12h00min, horário oficial deBrasília-DF.
 

3.6. Informei a opção sabatista no ato inscrição. A que horas devo comparecer ao meu local de provas no sábado?

No dia 26 de outubro de 2013 (sábado), o participante que informou a opção sabatista deverá comparecer ao seu local de realização do Exame no mesmo horário dos demais participantes, às 12h00min (horário oficial de Brasília) e deverá aguardar em sala própria para iniciar as provas, às 19h00min, horário oficial de Brasília-DF.
 

3.7. Qual a duração das provas?

Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4 horas e 30 minutos

Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5 horas e 30 minutos
 

3.8. Devo apresentar documento de identificação nos dois dias de aplicação de prova?

Sim, o documento de identificação original com foto deverá ser apresentado ao aplicador de sala nos dois dias de aplicação de provas.
 

3.9. Em que casos poderei ser eliminado nos dias de aplicação das provas?

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

  • Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante durante o período das provas;
  • Utilizar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
  • Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame;
  • Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro participante.

3.10. Posso levar o Caderno de Questões?

Os participantes só poderão levar os seus Cadernos de Questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.

4.    CORREÇÃO DAS PROVAS

4.1. Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?

Não terá as provas objetivas corrigidas, referentes a cada dia do Exame, o participante que:

  • Deixar de marcar inequivocamente a COR da capa do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta; e
  • Deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões.

Somente serão consideradas para efeito de correção as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sem emendas ou rasuras.

Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.

É imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta.
 

4.4. Nas questões objetivas, como é feita correção das respostas?

O processamento do Cartão-Resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta.
 

4.5. Como é dada a nota da redação?

A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 1.000 (mil) pontos, será atribuída respeitando-se os critérios estabelecidos no Anexo IV do Edital.

A redação serácorrigida por dois corretores de forma independente.

Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Considera-se que existe discrepância entre doiscorretores se suas notas totais diferirem por mais de cem (100) pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

  1. Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.

  2. Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor.

2.1.Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes.

2.2.Na ocorrência do previsto no item 2.1 e sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.

2.3.Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.
 

4.6. Em que casos poderá haver nota zero na redação?

Será atribuída nota zero à redação nos seguintes casos:

  • Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa - Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativa;
  • Folha em branco - Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
  • Texto insuficiente - Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Parte do texto desconectada com o tema proposto de forma a caracterizar descompromisso com o Exame.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
 

4.7. Há mecanismos diferenciados para a correção da redação dos participantes surdos (ou com deficiência auditiva) e dos participantes com dislexia?

Sim, na correção da redação dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Na correção da redação dos participantes com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação que considerem as características linguísticas desse transtorno específico.

5.    GABARITOS E RESULTADOS

5.1.  Quando serão divulgados os gabaritos do Exame?

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
 

5.2.  Como posso acessar os resultados das provas?

Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

6.    OBJETIVOS E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1. Qual a finalidade do Enem?

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do Ensino Médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve, também, para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mundo de trabalho.
 

6.2. Posso usar o Enem para ter acesso à Educação Superior?

O Enem tem sido utilizado com sucesso e como mecanismo de acesso à Educação Superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies.
 

6.3. O Enem poderá ser usado para certificação no Ensino Médio?

Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no Ensino Médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais A lista das instituições certificadoras está no Edital.
 

6.4. Como será realizada a certificação de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem?

No ato da inscrição o participante deverá indicar a Instituição Certificadora onde solicitará a certificação para fins de conclusão do Ensino Médio. As instituições que firmaram Termo de Adesão para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das Instituições Certificadoras. A marcação da opção de certificação no sistema de inscrição pelo participante implica concessão de autorização ao Inep para o envio de seus dados e notas obtidas para a Instituição Certificadora.
 

6.5. A Instituição certificadora está relacionada ao local de residência do participante?

Não. A escolha da Instituição Certificadora não está condicionada ao local de residência do participante, podendo este escolher uma das opções da relação de Instituições Certificadoras apresentadas no sistema de inscrição.
 

6.6. O Inep pode emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração de proficiência?

Não compete ao Inep proceder à emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio, bem como da declaração de eliminação por área do conhecimento. Para eventuais esclarecimentos, o participante deverá contatar a Instituição Certificadora indicada.
 

6.7. Para o acesso à Educação Superior, os participantes poderão utilizar os resultados do Enem?

Sim. Os resultados do Enem poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, bastando para tanto a adesão por parte das Instituições de Educação Superior (IES).