Encceja Nacional

Adesão
 

Até 2008, a adesão ao Encceja Nacional poderia ser realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelas Secretarias Municipais de Educação.

A partir da edição de 2010, a adesão ficou disponível somente às Secretarias Estaduais de Educação.

Para aderir ao exame, é necessário que cada Secretário (a) Estadual de Educação aceite e assine o Termo de Adesão estabelecido formalmente pelo Inep. 

A adesão indica a utilização dos resultados do Exame pela Secretaria Estadual de Educação para fins de certificação dos participantes que a indicaram como Unidade Certificadora no nível de conclusão do Ensino Fundamental, inclusive dos adultos privados de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.
 

Público Alvo


Podem participar do Encceja Nacional jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria, inclusive às pessoas privadas de liberdade ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas que aderiram ao exame.

Desde 2010, o Inep passou a publicar edital específico para a realização do Encceja aos adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

Para pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental o interessado deverá ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.
 

Inscrição e Documentos Obrigatórios


O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária. 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet no endereço eletrônico a partir das 10h00min do dia 17/03/2014 até às 23h59min do dia 31/03/2014 horário oficial de Brasília-DF.

Para efetuar a inscrição no Encceja, o interessado deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número da Cédula de Identidade ao preencher o formulário on-line de inscrição.

 Acesse aqui o edital do Encceja Nacional 2014.
 

Questionário Socioeconômico (QSE)
 

O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento on-linedo Questionário Socioeconômico (QSE) para finalização de sua inscrição.