Perguntas frequentes


1. Gerais

1.1 O que é o Educacenso?

O Educacenso é um sistema on-line que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados censitários. Para isso, mantém um cadastro único de escolas, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, em uma base de dados centralizada no Inep, possibilitando maior rapidez na atualização das informações.
 

1.2 Quais são as vantagens do Educacenso?

O Educacenso apresenta uma interface amigável com funcionalidades de fácil acesso que facilitam o preenchimento dos dados do Censo Escolar. As vantagens desse sistema centralizado envolvem a praticidade, agilidade, presteza que é possível aplicar ao processo de preenchimento, bem como a garantia de consistência do dado.

O Educacenso fornece dados individualizados de alunos e profissionais escolares em sala de aula, coletando, nesses cadastros, nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ ou pai, endereço, documentos pessoais, etc. Sendo assim, é possível acompanhar a trajetória escolar do aluno e do profissional escolar em sala de aula.
 

1.3 Qual é a data de referência do Censo Escolar?

De acordo com a Portaria nº 264 de 26 de março de 2007, a data de referência do Censo Escolar é a última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, dia 28/05/2014. Dessa forma, os dados informados ao sistema Educacenso devem refletir a realidade da escola nessa data.
 

1.4 Qual é o período de preenchimento do Censo Escolar 2014?

De 28 de maio à 15 de agosto de 2014.
 

1.5 Como proceder, caso seja constatado erro na informação após o dia 15 de agosto?

Após o período de coleta, os dados serão publicados preliminarmente no Diário Oficial da União e o sistema Educacenso será reaberto para retificações durante 30 dias. Os usuários deverão, após a conferência dos dados, realizar as correções necessárias. Nesse período, somente as escolas que preencheram o Censo Escolar no período de coleta (28/05 a 15/08/2014) poderão realizar as alterações no sistema Educacenso.
 

1.6 Como devo proceder para realizar a autenticação do sistema?

O usuário deve informar o seu CPF e a senha cadastrada para acesso aos dados da escola.
 

1.7 Como cadastrar um novo usuário no Sistema e gerar uma senha?

Quem cadastra usuários no Sistema é o "Superusuário". Ele deve clicar na opção do menu "Usuários" (à esquerda) e em seguida "Cadastrar usuário". Após o cadastramento do novo usuário, o sistema encaminhará uma senha temporária para o e-mail informado. O novo usuário deverá acessar o sistema Educacenso informando o CPF e a senha enviada. A senha temporária deverá ser substituída no primeiro acesso. Para mais informações sobre senha, na página de "Autenticação" do sistema Educacenso, clique no link "Dúvidas sobre senha?".
 

1.8 Quais são os níveis de acesso ao sistema Educacenso?

  • Leitor – Visualiza os dados da escola, não sendo permitido inserir ou alterar os dados;
  • Executor – Preenche e altera os dados no sistema;
  • Superusuário – Preenche e altera os dados do sistema, além de cadastrar novos usuários.

1.9 O que fazer quando o usuário esquecer a senha de acesso ao Sistema ou desejar alterar a senha?

O usuário deverá acessar o sistema e em seguida clicar no link "Solicitar Nova Senha", preencher as informações solicitadas (CPF e e-mail). Ao clicar no botão "Enviar", o sistema encaminhará uma nova senha para o e-mail. Esta senha será temporária e deve ser alterada no primeiro acesso. Para mais informações sobre senha, clique no link "Dúvidas sobre senha?" na página de Autenticação do sistema Educacenso.
 

1.10 Como cadastrar uma escola nova?

A escola deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação, por meio dos telefones disponíveis na página 07 do Caderno de Instruções, solicitar um formulário de escola nova e preenchê-lo. A Secretaria Estadual realizará o cadastro de escola nova no sistema Educacenso, bem como do responsável por informar os dados ao Censo Escolar. 
 

1.11 O que é "Remanejamento"?

Remanejamento é o procedimento para vincular em 2014, alunos e os profissionais escolares cadastrados e vinculados no Censo Escolar 2013 na sua escola. Será disponibilizada a relação dos alunos e profissionais escolares das turmas de 2013 para que o usuário possa remanejá-los para as turmas de 2014.

Através da opção do menu "Remanejamento", também é possível remanejar os dados das turmas de 2013 para 2014, ou seja, o sistema cadastrará as turmas em 2014 com os mesmos dados de 2013, apenas gerando um novo código de turma.
 

1.12 Como remanejar os alunos informados ao Censo Escolar 2013 para uma turma de 2014?

O usuário deverá acessar o menu "Remanejamento", clicar no submenu "Aluno". Em seguida, na lista de turmas apresentada, escolha a turma que contém os alunos que deseja remanejar e clique em "Visualizar alunos". Selecione os alunos e escolha a nova turma para a qual os alunos serão remanejados. Clique em "Remanejar". Essa funcionalidade permite que seja selecionado todos os alunos de uma turma de 2013.
 

1.13 Os alunos que, no Módulo "Situação do Aluno 2013", foram informados como transferidos, deixaram de frequentar ou falecidos estarão disponíveis para o remanejamento?

Não. Os alunos informados como transferidos ou que deixaram de frequentar não estarão presentes na lista de alunos para remanejamento na turma em que estavam vinculados em 2013. Caso essa informação seja incorreta ou esses alunos tenham retornado à escola em 2014, pesquise-os e vincule-os na turma desejada. Já o aluno informado como falecido no Módulo "Situação do Aluno 2013" não estará disponível para ser vinculado em 2014.
 

1.14 Como remanejar os alunos admitidos após no Módulo "Situação do Aluno"?

O usuário deverá acessar o menu "Remanejamento" e clicar no submenu "Admitidos após o Censo". Em seguida, na lista de turmas ou modalidade/ etapa apresentada, escolha a turma ou modalidade/etapa que contém os alunos que deseja remanejar e clique em "Visualizar alunos". Selecione os alunos e escolha a turma para qual serão remanejados. Clique em "Remanejar". Essa funcionalidade permite que seja selecionado todos os alunos admitidos de uma turma.
 

1.15 Como remanejar os Profissionais escolares informados ao Censo Escolar 2013 para uma turma de 2014?

O usuário deverá acessar o menu "Remanejamento", clicar no submenu "Profissional Escolar". Em seguida, nas turmas listadas, escolha a turma que contém o profissional escolar desejado e clique em "Visualizar Profissional escolar". Selecione o profissional escolar e escolha a nova turma para qual deverá ser remanejado. Clique em "Remanejar". Somente será permitido remanejar um profissional escolar de cada vez para que sejam informadas as disciplinas em que atua e a Situação Funcional/Regime de contratação (apenas para escolas públicas). Ao ser remanejado para uma turma, o profissional escolar continuará na lista para que possa ser remanejado para outras turmas.
 

1.16 Como cadastrar turmas na escola?

Para cadastrar turmas na escola, selecione, no menu "Turma", a opção "Cadastrar turma". Preencha as informações de cadastro e clique em "Enviar". As informações para o cadastro de turma estão relacionadas às informações declaradas nos dados educacionais da escola, ou seja, somente poderão ser cadastradas turmas de acordo com as modalidades/etapas informadas no cadastro de escola.
 

1.17 Como proceder para cadastrar um novo aluno?

Antes de cadastrar um novo aluno é necessário realizar uma pesquisa minuciosa no Sistema para verificar se o aluno já está cadastrado. Não havendo nenhum registro, aparecerá uma lista de prováveis alunos. Se o aluno pesquisado não fizer parte dessa lista, clique em "Cadastrar aluno" e faça a inclusão do aluno.
 

1.18 Como cadastrar um novo profissional escolar?

Antes de cadastrar um novo profissional escolar é necessário realizar uma pesquisa minuciosa no Sistema para verificar se o profissional escolar já está cadastrado. Não havendo nenhum registro, clique em "Cadastrar Profissional Escolar".
 

1.19 Quais são os profissionais escolares em sala de aula que podem ser informados no Censo Escolar?

No sistema Educacenso poderão ser cadastrados e vinculados às turmas os seguintes profissionais escolares que exerçam as seguintes funções:

  • Docente: Professor responsável pela regência de classe.
  • Auxiliar/Assistente Educacional: Profissional que presta apoio ao docente nas turmas de escolarização.
  • Profissional/Monitor de atividade complementar: Profissional ou monitor responsável pelo desenvolvimento das atividades complementares.
  • Tradutor-intérprete de Libras: Profissional que atua na tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras e vice-versa, em sala de aula comum ou em sala de recursos multifuncionais.

1.20 O aluno/profissional escolar foi cadastrado por engano. O que devo fazer?

O usuário deverá entrar em contato com o Inep ou com a Coordenação Estadual do Censo e informar o código de identificação única (ID) e os dados do aluno ou do profissional escolar que deverá ser excluído. Se for constatada duplicação de cadastro, o Inep fará a exclusão. O procedimento de exclusão de informações do banco de dados só poderá ser realizado pelo Inep.
 

1.21 O que é NIS?

É o número de identificação social de cada pessoa cadastrada no Cadastro Único. O número de identificação social (NIS) é de caráter único, pessoal e intransferível. No Censo Escolar 2014 deve ser informado o NIS do aluno. Atenção! Não deve ser informado o NIS da mãe, do pai ou de responsável legal.
 

1.22 Como obter o número de NIS das crianças entre 0 a 48 meses que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e que frequentam as creches? 

Para obter o número de NIS das crianças de 0 a 48 meses que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e que frequentam as creches, é necessário entrar em contato com o setor responsável pela gestão do Bolsa Família em seu município ou a secretaria municipal da assistência social. 

É possível localizar o gestor do programa no seu município por meio do portal do MDS/Bolsa Família, pelo link: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia. Após esse procedimento, clique em "Estados e Municípios" e, em seguida, Municípios > Informações dos Municípios. Basta selecionar a UF, digitar o nome do município e clicar em pesquisar.
 

1.23 O que é "Vincular"?

Vincular é o procedimento para o usuário incluir um aluno ou profissional escolar em uma determinada turma.
 

1.24 O usuário vinculou um aluno ou um profissional escolar a uma turma incorretamente. Como proceder?

O usuário deverá clicar no menu "Aluno" ou "Profissional Escolar" e realizar uma pesquisa. Assim, terá acesso aos vínculos do aluno/profissional escolar sendo necessário realizar a desvinculação, por meio do botão "Desvincular". Em seguida, é necessário realizar uma nova pesquisa e vincular o aluno na turma correta.
 

1.25 Como fazer se na turma ou disciplina não havia docente lecionando na data de referência do Censo?

Para turmas de escolarização, o usuário poderá confirmar que não havia docente lecionando na turma ou disciplina. Para isso, deverá pesquisar a turma, e nos registros encontrados terá a opção "Detalhar turma/disciplina". Ao clicar nesse botão, o usuário deverá selecionar e confirmar as disciplinas que estão sem docente.
 

1.26 Será possível vincular docentes em turmas/ disciplinas que confirmaram estar sem docente?

Sim. O Sistema permite o vínculo do docente na turma/disciplina. No entanto, ao vincular o docente, a informação anteriormente confirmada de turma ou disciplina sem docente é, automaticamente, desconsiderada.
 

1.27 Como proceder para vincular um Profissional escolar em mais de uma turma?

O usuário deverá acessar no menu o item "Profissional Escolar" e, em seguida, pesquisar o Profissional Escolar. Selecione-o, clique em "Vincular", preencha os dados solicitados e indique a turma em que leciona. O sistema emitirá uma mensagem perguntando se deseja vincular esse profissional escolar em outra turma. Clique em "Ok" e o vincule às demais turmas.
 

1.28 Como editar os dados cadastrais de Alunos/ Profissionais escolares?

O usuário deverá clicar no menu "Aluno" ou "Profissional Escolar" e realizar uma pesquisa. O resultado da pesquisa disponibilizará os botões "Editar identificação" e "Editar dados pessoais" os quais direcionam para o cadastro do Aluno/Profissional Escolar. É importante salientar que a alteração de cadastro é realizada apenas pela escola na qual o aluno/profissional escolar está vinculado.
 

1.29 Quando solicitar o fechamento do Censo Escolar?

Após conferir se todos os dados de escola, turma, alunos e profissionais escolares foram informados, o usuário deverá solicitar o fechamento do Censo Escolar. Para solicitar o fechamento clique no menu "Fechamento do Censo" .

O sistema irá apresentar os erros em todos os cadastros coletados e a opção "Solicitar o fechamento do Censo" será habilitada após passar por todos os cadastros e corrigir os erros existentes.

Quando os cadastros não possuírem erro, é necessário clicar em todas as abas até a opção solicitar o Fechamento do Censo ser habilitada. O sistema irá realizar uma verificação cruzando os dados dos cadastros e irá apresentar um relatório de erros para correção. Após a correção de todos os erros o sistema permite fechar o Censo. Será necessário confirmar o termo de compromisso para gerar o Recibo de Fechamento.
 

1.30 Após o fechamento do Censo Escolar, os dados podem ser retificados?

Sim. Caso o usuário verifique a necessidade de alterar algum dado informado, ele poderá fazer as alterações retificando os dados através da opção "Retificar", disponível junto ao recibo de fechamento.
 

1.31 A correção dos erros só poderá ser feita no fechamento do Censo?

Não. A correção poderá ser feita no momento em que forem aparecendo os erros no cadastro ou, ainda, quando o usuário solicitar salvar os dados informados. Esse é o melhor procedimento para não ocorrer acúmulo de erros no momento do fechamento do Censo.
 

1.32 A escola pode utilizar vários computadores ao mesmo tempo para responder ao Censo Escolar através do Sistema Educacenso?

Sim, desde que cada usuário esteja "logado" com CPF e senha individual.
 

1.33 Como informar a escolaridade do profissional escolar que está cursando o nível superior?

O docente que ainda não concluiu o curso superior, mas o está cursando, deverá ter a escolaridade informada como "Superior" e a situação do curso como "Em andamento". O código do curso superior, o ano de início e o nome da instituição de ensino superior deverão ser informados.
 

1.34 Quando o aluno será considerado em tempo integral?

O aluno será considerado em tempo integral, se o tempo de permanência diário na escola ou em atividades escolares totalizar, no mínimo, 7 (sete) horas. Nesse cálculo são considerados o horário da escolarização e da atividade complementar.
 

1.35 O que é atividade complementar?

São atividades de livre escolha da escola, que se enquadram como complementares ao currículo obrigatório, tais como: atividades recreativas, artesanais, artísticas, de esporte, lazer, culturais, de acompanhamento e reforço ao conteúdo escolar, aulas de informática, educação para a cidadania e direitos humanos, dentre outras. São oferecidas no contraturno. Atenção! Os alunos que foram vinculados em turmas de atividade complementar, obrigatoriamente, devem estar vinculados em turmas de escolarização (turmas regulares).
 

1.36 Como as escolas que tem alunos em tempo integral poderão informá-los por meio do Sistema Educacenso?

Os alunos de tempo integral (período de permanência na escola ou em atividades escolares com duração igual ou superior a 7 horas diárias) podem ser informados nas escolas de duas maneiras. São elas: 

a) Quando todos os alunos de uma determinada turma de escolarização estão em tempo integral (período de permanência na escola ou em atividades escolares com duração igual ou superior a 7 horas diárias), não é necessário cadastrar turmas de atividade complementar, apenas deve-se informar o horário de funcionamento da turma de escolarização considerando o tempo de permanência dos alunos na escola. Nessas turmas não será possível informar os profissionais/monitores de atividade complementar. 

b) Quando parte dos alunos de uma mesma turma de escolarização não permanecem na escola em período integral, deve-se cadastrar a turma de escolarização e a turma de atividade complementar. Dessa forma, os alunos deverão ser cadastrados em sua(s) turma(s) de escolarização e na(s) turma(s) de atividade complementar da(s) qual(is) participam. Nesse caso, as turmas de atividade complementar deverão informar os dados de dias da semana da realização das atividades, horários e tipo de atividade complementar que oferecem. Podem ser informados até seis tipos de atividade para cada turma de atividade complementar. 

Para informações sobre como declarar os alunos participantes do Programa Mais Educação, consulte o documento "Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador" constante do Caderno de Instruções.
 

1.37 As turmas de atividade complementar necessitam de diário de classe?

Sim. Os dados informados ao Censo Escolar devem ser declarados com base em documentação que comprove sua veracidade. Dessa forma, é importante que as turmas de atividade complementar, assim como ocorre em turmas de escolarização, tenham documentos que controle a frequência dos alunos nessas atividades. 

Esse documento facilitará a organização da escola e o preenchimento dos dados no Sistema Educacenso. Além disso, resguardará a escola de possíveis verificações de órgãos de controle e acompanhamento.
 

1.38 Como proceder quando o aluno possui dois vínculos de escolarização em horários diferentes?

Para os alunos que possuem dois vínculos de escolarização será necessário confirmar cada matrícula por meio do Módulo de Confirmação de Matrícula. O módulo de confirmação de matrícula está disponibilizado no menu do sistema Educacenso. Para informações sobre sua utilização, acesse a Navegação Guiada.

No cronograma da coleta do Censo Escolar 2014, após o período de retificação do Censo, as escolas terão 10 dias para realizarem a confirmação de matrícula. É muito importante que todas as escolas acessem o sistema nesse período e confiram os relatórios de dupla matrícula.
 

1.39 A escola "X" vinculou erroneamente um aluno que está na escola "Y", no mesmo horário. Como devo proceder?

Quando a escola "Y" tentar vincular o aluno no mesmo dia da semana e horário que o vínculo da escola "X", o sistema irá apresentar a mensagem: "Aluno já vinculado em outra escola no mesmo horário! (Identificação da outra escola Código - Nome - UF - Município - DDD/Telefone - Dia e Horário - Modalidade/Etapa ou tipo de atendimento (Atividade Complementar ou AEE)).". Dessa forma, o usuário deverá entrar em contato com a outra escola e solicitar que retire o vínculo do aluno.
 

1.40 Como conferir as informações que já declarei ao Censo Escolar?

Para acompanhar as informações que foram declaradas ao Censo Escolar, selecione o menu "Relatórios". O sistema apresentará uma lista de relatórios que possibilitarão os usuários verificarem as informações que já foram declaradas ao Censo Escolar e fazer as conferências necessárias.