Prolibras

O Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras) certifica pessoas surdas ou ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que já concluíram o ensino superior ou o ensino médio.

Os certificados obtidos por meio deste exame são aceitos por instituições superiores ou de educação básica como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua. O exame é promovido pelo Inep e desenvolvido por instituições federais de ensino superior, selecionadas por chamadas públicas.

O Exame é realizado em duas etapas: uma prova objetiva e uma prova prática. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de libras. Os habilitados fazem ainda uma prova prática.
Com a instituição do Prolibras, o Brasil tornou-se pioneiro, mundialmente, na realização de um exame totalmente em língua de sinais.