Censo dos Profissionais do Magistério da Educação Básica 2003

O Censo dos Profissionais do Magistério da Educação Básica 2003 apresenta informações sobre o perfil dos docentes atuantes na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Especial.

A publicação aborda características que compõem a identidade desses educadores como cor ou raça, sexo, idade, estado civil e número de filhos. Reúne, ainda, elementos facilitadores da condução de estudos transversais sobre a formação acadêmica, o salário, a experiência profissional e as condições socioeconômicas desses professores.

As tabelas estão organizadas por Regiões Geográficas Brasileiras, Unidades da Federação e Dependência Administrativa da escola onde o profissional executa suas atividades.

Sinopse do Censo dos Profissionais do Magistério da Educação Básica 2003

Censo do Professor 1997

Em 1997 o INEP realizou o primeiro Censo do Professor em âmbito nacional. Essa pesquisa, viabilizada com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, foi respondida por 1.617.611 professores das redes pública e particular da Educação Básica. Trata-se, assim, do levantamento mais abrangente já realizado sobre o magistério brasileiro, tendo em vista que alcançou mais de 90% da categoria.
 
O Ministério da Educação (MEC) realizou esta pesquisa devido à necessidade de dispor de dados sobre o salário dos professores – relacionado ao nível de escolarização e ao tempo de exercício do magistério – para orientar a implantação do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
 
O Censo do Professor aponta a necessidade de políticas que promovam melhor distribuição dos recursos e que garantam maior eqüidade na oferta do ensino público, objetivos atendidos pelo Fundef. Além disso, a divulgação dos resultados permite que a sociedade se informe sobre a real situação do magistério e participe da busca de alternativas para promover a sua valorização.
 

Perfil do Magistério da Educação Básica:

 
A publicação apresenta as informações mais relevantes coletadas pelo Censo do Professor, oferecendo elementos que contribuem para um diagnóstico objetivo da situação dos docentes que atuam na Educação Básica em todo o País. A análise desses resultados torna-se, assim, indispensável para a formulação de políticas educacionais mais eficazes.

 

Tabelas - Sinopse - Censo Profissionais do Magistério 2003 Tabelas - Sinopse - Censo Profissionais do Magistério 2003

Censo do Professor 1997 Censo do Professor 1997