Perguntas Frequentes

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1. Sobre a Provinha Brasil

Quem Elabora, Resultados e Características.

1.1. O que diferencia a Provinha Brasil de outras avaliações externas?

A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no país pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.

1.2. Quem participa da elaboração da Provinha Brasil?

Tanto para elaboração da matriz de referência quanto dos itens de prova houve a colaboração de técnicos do Inep e de diversos Centros de Estudos em Alfabetização e Letramento que fazem parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores:

  • Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale);
  • Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília (Ceform);
  • Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino da Universidade Federal de Ponta Grossa (Cefortec); 
  • Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel); 
  • Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed).

1.3. Os resultados da Provinha Brasil compõem o Ideb?

Os resultados da Provinha Brasil não são utilizados diretamente na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O desejável é que a Provinha Brasil seja utilizada com o intuito de orientar as ações políticas e pedagógicas, que poderão, em conjunto com outras iniciativas, melhorar as práticas educacionais. Tal dinâmica possibilita, consequentemente, melhoria no Ideb de estados e municípios a médio e longo prazo.

1.4. Qual a diferença entre Provinha Brasil, Saeb, Prova Brasil e Ana?

As principais diferenças entre a Provinha Brasil, a Prova Brasil, a ANA e o Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas.

A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, dos estados, dos municípios e das escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

O Saeb, a Prova Brasil e a ANA são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e de montagem dos instrumentos.

Na Prova Brasil, no Saeb e na ANA, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores e gestores das redes.

2. Aplicação

Benefícios, Datas, Conteúdos, Participantes, Aplicadores e Correção.

2.1. Como é a prova?

Os testes são compostos de 20 questões. Algumas dessas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos.

2.2. Quais os benefícios de participar do processo de avaliação?

Os alunos poderão ter suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado e, assim, espera-se que o seu processo de alfabetização aconteça satisfatoriamente.
Os professores alfabetizadores contarão com um instrumental valioso para identificar de forma sistemática as dificuldades de seus alunos, possibilitando a reorientação do que ensinar e de como ensinar. Além disso, as análises e interpretações dos resultados e os documentos pedagógicos a eles relacionados poderão constituir uma fonte de formação.

Os gestores poderão fazer escolhas bem fundamentadas em sua gestão. Terão à disposição elementos para o planejamento curricular e para subsidiar a formação continuada dos professores alfabetizadores, a fim de melhorar a qualidade do ensino em sua rede.

2.3. Quando ocorre a prova?

Em cada ano ocorre um novo ciclo de avaliação da Provinha Brasil. Cada ciclo é composto por duas etapas. A Provinha Brasil é realizada em dois momentos durante o ano letivo: ao início do segundo ano do ensino fundamental e ao final desse mesmo ano letivo. Sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de abril, e o Teste 2, até o final de novembro.

A proposta é que a secretaria de educação possa marcar uma mesma data para que todas as suas escolas façam a aplicação dos testes.

2.4. O que é avaliado?

As habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil estão organizadas com base nas Matriz de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática. As Matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil elencam o que se pretende avaliar com estes instrumentos, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e letramento para a elaboração da Matriz de Referência. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos.

2.5. Quem é avaliado?

A Provinha Brasil foi elaborada para ser aplicada às crianças que estão matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de cada unidade de ensino. Diante da existência de diferentes regimes adotados nas escolas, participam da Provinha Brasil os alunos que estão:

  • no 2º ano: em escolas onde o ensino fundamental tiver duração de nove anos;
  • na 2ª série: em escolas onde o ensino fundamental tiver duração de oito anos e não possuir um ano anterior à 1ª série dedicado à alfabetização; 
  • na 1ª série: em escolas onde o ensino fundamental tem duração de oito anos e possui um ano destinado à alfabetização, anterior a essa série, como classes de alfabetização ou o último ano da educação infantil dedicado ao início do processo de alfabetização.

Apesar da diferença na média de idades dos alunos que farão o teste, isto não representa um problema, visto que o foco dessa avaliação está na contribuição da educação formal para a alfabetização. Por isso, se tomou como referência o 2º ano do ensino fundamental.

2.6. Alunos com necessidades educativas especiais participam da Provinha Brasil?

As crianças com necessidades educativas especiais podem e devem participar da Provinha Brasil, conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso oferecidos pela secretaria de educação e pela escola.

Diferentemente das outras avaliações promovidas pelo Inep, como a Prova Brasil e o Enem, a Provinha Brasil é coordenada pela própria secretaria de educação, que define todo o processo referente à forma de aplicação, correção, análise e utilização dos resultados.

O Inep, nos documentos da Provinha Brasil, sugere que os próprios professores das crianças apliquem, corrijam e analisem os resultados, no intuito de traçar estratégias para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentam.

2.7. A Provinha Brasil avalia itens de escrita?

Não. O que a Provinha Brasil avalia são as habilidades de leitura.

2.8. Quem aplica?

Dependendo do foco que o gestor atribua à avaliação, o teste poderá ser aplicado:

  • pelo próprio professor da turma, com o objetivo de monitorar e avaliar a aprendizagem de cada aluno ou turma;
  • por outras pessoas indicadas e preparadas pela secretaria de educação, com a proposta de obter uma visão geral de cada unidade escolar, das diretorias ou de toda a rede de ensino sob a administração da secretaria.

É possível fazer uma junção desses dois objetivos, solicitando aos professores que realizem a aplicação e encaminhem uma cópia dos resultados para a secretaria de educação. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que os professores terão um diagnóstico das suas crianças, os gestores da rede de ensino contarão com elementos para subsidiar a elaboração das políticas educacionais.

Em qualquer um dos casos, para implementar a Provinha Brasil é necessário que as secretarias de educação planejem as formas de aplicação e correção dos testes, assim como a interpretação, a utilização e a divulgação dos resultados, de acordo com os objetivos definidos para a avaliação.

2.9. Quem corrige?

Os resultados poderão ser corrigidos pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste. Assim, o professor poderá saber o nível de desempenho de sua turma de modo imediato. Da mesma forma, os resultados de cada turma poderão ser coletados e agregados, a fim de ser ter um panorama da escola ou de toda a rede municipal ou estadual. Em 2013, por conta das ações do PNAIC, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada. O referido sistema está em fase de finalização e em breve estará acessível às escolas e redes.

3. Organização

Material, Elaboração e Contato.

3.1. Como é distribuído o material?

O kit da Provinha Brasil é elaborado, impresso e distribuído pelo Inep para todos os municípios das 27 unidades federativas do Brasil.

3.2. Como a Provinha Brasil é elaborada?

As questões são elaboradas por especialistas a partir das habilidades descritas nas matrizes de referência e formam um banco por onde são selecionados os itens a serem pré-testados. O pré-teste consiste na simulação de uma prova comum que avalia o comportamento pedagógico do item, isto é, pretende-se verificar se há erros de conceito, de gabarito, de clareza do enunciado, dentre outros. Também possibilita determinar as características estatísticas, tais como o nível de dificuldade e discriminação. Com o pré-teste é possível determinar quais itens poderão ou não ser utilizados na avaliação.

3.3. Por que aplicar dois testes no mesmo ano?

Aplicar o teste duas vezes por ano possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi incluído na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

A avaliação em dois momentos diferentes oferece aos professores e gestores um diagnóstico dos níveis de domínio da compreensão da leitura e da escrita, como também a compreensão dos códigos e da matemática. Através das avaliações, os professores e os gestores obtêm mais informações que auxiliam o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial.

3.4. Como contatar a equipe responsável pela Provinha Brasil no Inep?

Entre em contato por meio do endereço de e-mail provinha.brasil@inep.gov.br.

Página atualizada em: 20 outubro 2015