Painel Educacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir de agosto de 2015, torna pública a plataforma Painel Educacional. O objetivo é apresentar informações agregadas sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação.

As principais informações disponibilizadas referem-se à:

  • Trajetória: matrículas, média de estudantes por turma, estudantes incluídos, matrículas em tempo integral, taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de distorção idade-série.
  • Contexto: indicador de nível socioeconômico, indicador de complexidade da gestão Escolar, indicador de esforço docente, indicador de adequação da formação docente, indicador de regularidade docente e indicador de desenvolvimento da Educação Básica.
  • Aprendizagem: participação de estudantes e escolas nas avaliações e resultados.

Em 2015, o Painel Educacional apresentará informações dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA 2014. Para 2016, está prevista a apresentação dos dados dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e os resultados da Prova Brasil 2015.

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões de aprimoramento do Painel Educacional, escreva para painel.educacional@inep.gov.br.

Orientações de acesso: 

 Estadual

 Municipal

 

Painel Educacional Estadual Painel Educacional Municipal