Marcos referenciais

O PISA é desenhado a partir de um modelo dinâmico de aprendizagem, no qual novos conhecimentos e habilidades devem ser continuamente adquiridos para uma adaptação bem sucedida em um mundo em constante transformação. Para serem aprendizes efetivos por toda a vida, os jovens precisam de uma base sólida em domínios-chave, e devem ser capazes de organizar e gerir seu aprendizado, o que requer consciência da própria capacidade de raciocínio e de estratégias e métodos de aprendizado.

A avaliação aborda múltiplos aspectos dos resultados educacionais, buscando verificar o que chamamos de letramento em Leitura, Matemática e Ciências.

O termo "letramento" pretende refletir a amplitude dos conhecimentos e competências que estão sendo avaliados. O PISA procura ir além do conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras, na solução de problemas do dia-a-dia.

Assim, o PISA procura verificar a operacionalização de esquemas cognitivos em termos de:   

  • conteúdos ou estruturas do conhecimento que os alunos precisam adquirir em cada área;
  • competências para aplicação desses conhecimentos;
  • contextos em que conhecimentos e competências são aplicados. 

Para informações mais detalhadas, ver:

 Matriz de Avaliação de Matemática 2012

 Matriz de Avaliação de Leitura 2012

 Matriz de Avaliação de Ciências 2012

 

 

 

Documentário da OCDE Documentário da OCDE

 Veja documentário realizado pela OCDE sobre a educação no Brasil.