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Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência

Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência (Version 1.0)

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A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) lançou a Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência. A obra é resultado de debates, estudos e testes realizados em 6 oficinas, que contaram com a participação de 72 colaboradores externos, além de servidores do Inep. O objetivo é ampliar a compreensão dos métodos e interpretação pedagógica das escalas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças, implantadas em 2009, redefiniram as matrizes de referência para quatro áreas de conhecimento. Além disso, o cálculo da nota (proficiência) dos participantes passou a ser feito por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As medidas permitiram possível criar uma única escala que agrega informações sobre esses itens e sobre o desempenho daqueles participantes ao longo das diferentes aplicações.
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Version 1.0

Last Updated by Geraldo Inácio
8/1/19 4:52 PM
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A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) lançou a Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência. A obra é resultado de debates, estudos e testes realizados em 6 oficinas, que contaram com a participação de 72 colaboradores externos, além de servidores do Inep. O objetivo é ampliar a compreensão dos métodos e interpretação pedagógica das escalas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças, implantadas em 2009, redefiniram as matrizes de referência para quatro áreas de conhecimento. Além disso, o cálculo da nota (proficiência) dos participantes passou a ser feito por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As medidas permitiram possível criar uma única escala que agrega informações sobre esses itens e sobre o desempenho daqueles participantes ao longo das diferentes aplicações.
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