Voltar

Censo Escolar 2013 - Perfil da Docência no Ensino Médio Regular

Censo Escolar 2013 - Perfil da Docência no Ensino Médio Regular (Versão 1.3)

Miniatura Uploads feitos por Test, 08/06/20 15:45
Este trabalho procurou avaliar a formação inicial dos docentes que atuam no ensino médio regular no Brasil, por disciplina, e o esforço que esses profissionais empreendem para o exercício de suas funções. Além desses aspectos, o trabalho também avaliou a crescente demanda por professores qualificados e a capacidade do sistema de educação superior de formá-los. Além do que é apresentando neste relatório, o trabalho realizado ensejou a produção de indicadores que descrevem características do corpo docente das escolas de educação básica. Quatro novos indicadores foram produzidos: Complexidade da gestão da escola, Adequação da formação docente, Regularidade do vínculo do docente com a escola e Esforço docente para o exercício de suas funções.
Publicação: Institucionais Institucionais » Estatísticas Educacionais
1 de 111

Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
09/06/16 09:24
Estado: Aprovado
Este trabalho procurou avaliar a formação inicial dos docentes que atuam no ensino médio regular no Brasil, por disciplina, e o esforço que esses profissionais empreendem para o exercício de suas funções. Além desses aspectos, o trabalho também avaliou a crescente demanda por professores qualificados e a capacidade do sistema de educação superior de formá-los. Além do que é apresentando neste relatório, o trabalho realizado ensejou a produção de indicadores que descrevem características do corpo docente das escolas de educação básica. Quatro novos indicadores foram produzidos: Complexidade da gestão da escola, Adequação da formação docente, Regularidade do vínculo do docente com a escola e Esforço docente para o exercício de suas funções.
Baixar (7,3MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.3 1 Ano atrás 7,3MB
1.2 1 Ano atrás 8,8MB
1.1 1 Ano atrás 8,8MB
1.0 1 Ano atrás 8,8MB

Publicações mais Recentes

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP) - NUM 249 ›

Neste número, divulgam-se 15 artigos inéditos de autores vinculados a instituições de várias regiões do Brasil e também do exterior. Os trabalhos apresentados podem ser organizados em quatro eixos temáticos: formação docente; política educacional; práxis, processos e métodos pedagógicos; e história da educação.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ›

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de ...

O EFEITO DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ›

Este artigo utiliza métodos quase-experimentais para estimar os efeitos da formação inicial dos professores de matemática de 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras sobre o desempenho dos alunos, por meio de um modelo de valor adicionado. Foram adotados procedimentos para contornar o problema de endogeneidade existente em relação à formação dos professores, que poderia tornar os estimadores de mínimos quadrados ordinários inconsistentes.