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Tendências da educação brasileira

Tendências da educação brasileira (Versão 1.3)

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Lourenço Filho pronunciou, entre 1938 e 1940, quatro conferências sobre a educação nacional com foco na escola/educação primária. Na primeira, Tendências da educação brasileira, analisa aquelas tendências atribuídas à origem e organização da formação social e política brasileira; em seguida trata das que são reveladas pelo pensamento pedagógico; depois aborda o rendimento e as tendências verificadas depois da Revolução de 30. Na segunda, Alguns aspectos da educação brasileira, conceitua a educação primária e discute a questão do seu planejamento como função do Estado, a seguir trata dos aspectos geográfico, demográfico, político-social, o da administração escolar, o do rendimento, da organização interna da escola e o das despesas. Na terceira, Educação e segurança nacional, comenta as declarações de Francisco Campos e de Getúlio Vargas para demonstrar como os serviços de educação, por seus órgãos escolares e extra-escolares, podem e devem propor-se aos fins da segurança nacional. Na quarta, Estatística e educação, conclui que a adoção de processos estatísticos propiciou à educação a capacidade de verificar as relações dos próprios fatos que pretende orientar e apreciar. 2ª edição
Publicação: Coleções Coleções » Lourenço Filho
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Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
06/06/16 16:04
Estado: Aprovado
Lourenço Filho pronunciou, entre 1938 e 1940, quatro conferências sobre a educação nacional com foco na escola/educação primária. Na primeira, Tendências da educação brasileira, analisa aquelas tendências atribuídas à origem e organização da formação social e política brasileira; em seguida trata das que são reveladas pelo pensamento pedagógico; depois aborda o rendimento e as tendências verificadas depois da Revolução de 30. Na segunda, Alguns aspectos da educação brasileira, conceitua a educação primária e discute a questão do seu planejamento como função do Estado, a seguir trata dos aspectos geográfico, demográfico, político-social, o da administração escolar, o do rendimento, da organização interna da escola e o das despesas. Na terceira, Educação e segurança nacional, comenta as declarações de Francisco Campos e de Getúlio Vargas para demonstrar como os serviços de educação, por seus órgãos escolares e extra-escolares, podem e devem propor-se aos fins da segurança nacional. Na quarta, Estatística e educação, conclui que a adoção de processos estatísticos propiciou à educação a capacidade de verificar as relações dos próprios fatos que pretende orientar e apreciar. 2ª edição
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