Indicadores Financeiros Educacionais

Indicador que demonstra o quanto o setor público investe em educação para cada estudante da rede pública ao longo da duração teórica de ensino. É apresentado de forma desagregada por nível de ensino.

Indicador que demonstra o quanto o setor público investe na educação para cada estudante da rede pública, em valores reais corrigidos para o último ano da série utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. É apresentado de forma desagregada por nível de ensino.

Este indicador demonstra o quanto o setor público investe na educação para cada estudante da rede pública em valores nominais de cada ano da série histórica. É apresentado de forma desagregada por nível de ensino.

O Investimento Público Total em Educação, compreende os valores despendidos nas seguintes Naturezas de Despesas: Pessoal Ativo e seus Encargos Sociais, Ajuda Financeira aos Estudantes (bolsas de estudos e financiamento estudantil), Despesas com Pesquisa e Desenvolvimento, Transferências ao Setor Privado, outras Despesas Correntes e de Capital, e a estimativa para o complemento da aposentadoria futura do pessoal que está na ativa (Essa estimativa foi calculada em 20% dos gastos com o Pessoal Ativo).

O percentual do investimento público direto nas instituições públicas de ensino, não constam os valores despendidos pelos entes federados com Aposentadorias e Pensões, Investimentos com bolsas de estudo, financiamento estudantil e despesas com juros, amortizações e encargos da dívida da área educacional.

Percentual do investimento público total em educação, considera-se como Gasto Público Social, todas as despesas referentes à Educação, Cultura, Previdência Social, Alimentação e Nutrição, Saúde, Benefícios aos Servidores Públicos, Assistência Social, Trabalho e Renda, Saneamento e Habitação.

Percentual do investimento público direto nas instituições públicas de ensino em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita por nível de ensino. Não constam os valores despendidos como Aposentadorias e Pensões, Investimentos com bolsas de estudo, financiamento estudantil e despesas com juros, amortizações e encargos da dívida da área educacional.O percentual do Investimento Público em Educação em relação ao PIB está atualizado de acordo com os novos valores divulgados em março de 2007 pelo IBGE.

Esse indicador refere-se entre Despesas Correntes e Despesas de Capital e a distribuição das Despesas Correntes por Natureza de Despesa. As Despesas Correntes compreendem os dispêndios com recursos utilizados anualmente. As Despesas de Capital compreendem os dispêndios com construções, reformas e reparos nas edificações, entre outros.

Indicador refere-se à proporção dos investimentos públicos diretos em educação desagregados por níveis de ensino.

Indicador demonstra a variação dos valores que o setor público investe na educação pública, tendo como base o ano de 2000. Apresenta também, a variação em termos percentuais dos valores que o setor público investe para cada estudante da rede pública.

Página atualizada em: 20 outubro 2015