Sobre a ANA

O que é a ANA

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação. 

Edição 2016

Em 2016 foi realizada a terceira edição da ANA.

Participaram da ANA 2016 todas as escolas públicas urbanas e rurais que, até o dia 31 de agosto de 2016, registraram no Sistema Educacenso pelo menos 10 estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano do Ensino Fundamental. As escolas que não preencherem os dados dentro desse prazo não participaram da aplicação. Não são avaliadas as turmas Multisseriadas e as turmas de Correção de Fluxo.

Os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais devidamente registrados no Sistema Educacenso até 31 de agosto participaram da ANA 2016.

Em caso de dúvidas, escreva para o Inep: ana.resultados@inep.gov.br.

Objetivos

A Ana tem como principais objetivos:

  1. Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
  2. Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
  3. Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Sobre os resultados

Os resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) estão disponíveis e poderão ser analisados pelas equipes pedagógicas e de gestão das escolas e redes de ensino. 

A partir de 2014, além do Boletim Escolar com os resultados finais, o Inep disponibilizou o Painel Educacional. Essa ferramenta tem por objetivo apresentar informações agregadas sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação.

A ANA também produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

Além disso, para auxiliar na interpretação do Boletim Escolar e na interpretação pedagógica da escala da ANA, estão disponíveis dois vídeos:

Instrumentos

Questionários Contextuais

Para a coleta de informações a respeito das condições de oferta, serão aplicados questionários voltados aos professores e gestores das Intuições de Ensino que atendem ao Ciclo de Alfabetização. O foco desses questionários será aferir informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores; gestão da unidade escolar; organização do trabalho pedagógico, entre outras.

Teste de Desempenho

Para aferir os níveis de alfabetização e letramento serão aplicados testes aos alunos matriculados na última etapa do Ciclo de Alfabetização, isto é, no 3º ano do Ensino Fundamental.

Os testes destinados a aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática serão compostos por 20 (vinte) itens. No caso de Língua Portuguesa, o teste será composto de 17 (dezessete) itens objetivos de múltipla escolha e 3 (três) itens de produção escrita. No caso de Matemática, serão aplicados aos estudantes 20 (vinte) itens objetivos de múltipla escolha.

Em caso de dúvidas, contate o Inep pelo e-mail ana.resultados@inep.gov.br

 

Página atualizada em: 20 outubro 2015