Histórico

Seminário do PNE

Em 11 e 12 de dezembro, o Inep promove, em sua sede, o Seminário “Plano Nacional de Educação: desafios para o monitoramento e avaliação de metas e estratégias”. Sete mesas-redondas temáticas proporcionaram a discussão sobre os desafios para a realização de estudos de monitoramento do PNE.

Linha de base do PNE

Imagem da capa do pdf da linha de base - PNE.

Em setembro, o Inep publica o documento preliminar “PNE - Linha de Base”, que oferece um panorama das condições da educação brasileira, contextualizando o início do período de vigência do Plano e possibilitando um exame sobre os desafios que se colocavam à consecução dos objetivos de cada meta naquele momento. A publicação disponibilizou um conjunto de análises de fácil visualização sobre a trajetória necessária para o cumprimento das metas. Além disso, a Linha de Base permitiu o estabelecimento de um referencial introdutório ao monitoramento do PNE. O documento foi apresentado ao Fórum Nacional de Educação, com a participação de representantes do Conselho Nacional de Educação, de Comissões de Educação da Câmara e do Senado, do Ministério da Educação e de entidades científicas da área educacional.

Consulta Pública

Entre 13 de outubro e 11 de dezembro, é realizada uma Consulta Pública para coletar contribuições sistematizadas de indivíduos e instituições, visando à melhoria dos indicadores selecionados e ao desenvolvimento de novos indicadores. Além de conferir transparência e participação social à construção de tais indicadores, a consulta permitiu ao Inep coletar importantes contribuições de gestores públicos, especialistas e movimentos sociais sobre os indicadores selecionados pelo Instituto e pelo MEC para o acompanhamento das metas. A análise quantitativa e qualitativa das respostas a cada uma das questões da consulta suscitou aprimoramentos nos indicadores e na apresentação dos dados, incorporados ao processo de monitoramento em curso, e reverberaram no Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento.

Série PNE em Movimento

Imagem das 5 capas da Série PNE em Movimento.Com o objetivo de agregar e disseminar estudos referentes ao cumprimento das metas e estratégias do PNE, o Inep lança um novo veículo de comunicação: a Série PNE em Movimento.

Relatórios de Monitoramento

Alunos em curso técnico, primeira meta das quinta atingida.

Em 2016, é publicado o “Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE: Biênio 2014-2016”. A publicação dos relatórios de Monitoramento das Metas do PNE deve ocorrer a cada dois anos. Os relatórios trazem os resultados atualizados dos indicadores das metas do PNE, bem como análises sobre as tendências em cada indicador. Os próximos relatórios serão publicados em 2018, 2020, 2022 e 2014. 

O monitoramento do PNE e a avaliação do Plano pelas instâncias designadas pela Lei do PNE é subsidiado por um conjunto de eventos e publicações voltadas à disseminação de indicadores e de estudos com o objetivo de subsidiar o processo de monitoramento. Além do cálculo e da divulgação de indicadores, esse processo exige reunir e disseminar evidências de naturezas distintas, bem como estudos analíticos sobre a situação educacional brasileira. O Inep elabora relatórios de monitoramento das metas, análises sobre os desafios específicos em cada temática afeta ao plano e à realização de estudos que possam subsidiar o monitoramento do Plano.

Página atualizada em: 26 junho 2017