As Capacitações

O Inep promoverá uma capacitação em cada região do país para os colaborares cadastrados. As cidades e locais onde se darão as capacitações serão divulgados juntamente com as convocações.

As despesas referentes a diárias e passagens dos colaboradores que residem em cidade diferente de onde a capacitação acontecerá serão custeadas pelo Inep.

As atividades de capacitação visam transmitir aos colaboradores conhecimentos sobre: (a) avaliações educacionais, (b) desenvolvimento de instrumentos de medidas, (c) matrizes de referência, (d) características e funções de um item, (e) elaboração um item e (f) avaliação da qualidade de um item.

Aos revisores de Língua Portuguesa também serão fornecidas informações sobre as normas e critérios de revisão lingüística utilizados nas avaliações promovidas pelo Inep.

As capacitações estão previstas para ter a duração de 2 dias.

A avaliação do desempenho dos elaboradores e revisores pedagógicos durante a capacitação será realizada de acordo com os seguintes critérios:

- a freqüência de 100% nas atividades de capacitação é obrigatória para conclusão da capacitação.
- análise de qualidade de dois itens a ser realizada no final da capacitação: até 20 pontos.
- elaboração de um item de acordo com os critérios apresentados durante a capacitação: até 20 pontos.

A avaliação do desempenho durante a capacitação de revisores de Língua Portuguesa será realizada de acordo com os seguintes critérios:

- a freqüência de 100% nas atividades de capacitação é obrigatória para conclusão da capacitação.
- análise de Língua Portuguesa de 4 itens: até 40 pontos.

O resultado da avaliação de desempenho será divulgado dois dias após a capacitação. Será exigida uma pontuação mínima de 30 pontos para ser convocado para o 1º Evento de Elaboração de Itens.

Colaboradores com pontuação entre 20 e 29 pontos, não participarão do EEI, mas estarão credenciados e poderão ser convocados para outros eventos de elaboração promovidos pelo Inep.

Os colaboradores que atingirem pontuação inferior a 20, terão que participar de outra(s) capacitação(es) do Inep para obtenção de rendimento mínimo.

Os itens produzidos e/ou revisados durante a capacitação pertencem ao Inep e não serão remunerados, pois fazem parte da capacitação dos futuros colaboradores do órgão.