Censo Escolar


O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Matrícula inicial – redes públicas municipais e estaduais

Após a coleta da 1ª etapa do Censo Escolar, matrícula inicial, os dados informados são consolidados e publicados preliminarmente no Diário Oficial da União. Tornar público os dados do Censo Escolar possibilita que as secretarias de educação e a comunidade, em geral, confiram os dados no intuito de retificar ou ratificá-los. Com a publicação preliminar o sistema Educacenso é reaberto durante 30 dias para as alterações cabíveis. 

Finalizado o período de retificações de dados, as informações são validadas e conformadas para posteriormente serem publicadas ou divulgadas, de maneira definitiva, no Diário Oficial da União (1ª etapa) ou no sítio do Educacenso (2ª etapa). 

Os dados constantes nos resultados finais tornam-se parte das estatísticas educacionais oficiais do ano em curso. A seguir, estão os últimos dados de matrícula publicados.

Publicações no Diário oficial da União

2015 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2015 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

2014 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2014 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

2013 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2013 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

2012 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2012 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

2011 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2011 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

2010 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo I
2010 - Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) Anexo II

 

Educacenso


 

Contatos Contatos

  Fale Conosco

  Fala, Brasil: 0800616161