Publicações 01 de Fevereiro de 2019

Revista RBEP tem novas diretrizes para submissão de artigos

No ano em que a revista RBEP completa 75 anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga novas diretrizes para submissão de artigos para a publicação a partir de 2019. As mudanças incluem ampliação do total de caracteres e, principalmente, diretrizes éticas. As novas diretrizes atendem regras das principais bases de dados internacionais para indexação de publicações, como o Scielo.

Os artigos não podem estar em processo de avaliação em outra revista. Também não será admitido o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros autores. Artigos originais não podem conter mais de 30% de trechos de textos já publicados e do mesmo autor em outras revistas com International Standard Serial Number (ISSN) ou livros com International Standard Book Number (ISBN). Artigos que resumam parte de uma palestra ou tese/dissertação acadêmica só serão aceitos se estiverem referenciados.

Pelas novas diretrizes, autores são aqueles que contribuíram de forma substancial em todas as etapas do trabalho (concepção, aquisição de dados, análise e interpretação de dados, redação do artigo, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão). Colaborações de estagiários e auxiliares de pesquisa deverão ser citadas ao final do artigo. O limite máximo de extensão dos originais passou de 50 mil para 55 mil caracteres com espaços para 55 mil. Além de resumos em português e inglês com descrição do referencial teórico utilizado nos artigos submetidos à RBEP, os autores precisarão entregar também um resumo em espanhol.

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem conceito máximo no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como Scielo, Directory of Open Ocean Journal (Doaj), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (Hapi). A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. A submissão de trabalhos é exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.