Celpe-Bras 13 de Dezembro de 2019

Publicados resultados do exame de 2019 no Sistema Celpe-Bras

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, os resultados da segunda aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) deste ano. O exame foi realizado em outubro para 5.250 inscritos em 107 postos, sendo 42 no Brasil e 65 no exterior. As notas individuais estão disponíveis para consulta no Sistema Celpe-Bras.

Para emitir o certificado de proficiência em língua portuguesa, o participante deve alcançar, no mínimo, o nível intermediário nas duas partes do exame (oral e escrito):

Nível Pontuação
Avançado superior 4,26 a 5,00
Avançado 3,51 a 4,25
Intermediário superior 2,76 a 3,50
Intermediário 2,00 a 2,75
Sem certificação 0,00 a 1,99

O certificado digital, com o respectivo nível de proficiência, pode ser emitido e ter sua autenticidade verificada eletronicamente no Sistema Celpe-Bras, acessível pelo portal do Inep.

Celpe-Bras – O Celpe-Bras é o único exame aceito para comprovação de proficiência em da língua portuguesa pelas instituições de ensino superior; revalidação de diplomas; programas de intercâmbio administrados pelo Ministério das Relações Exteriores, como o Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG); além de integrar parte do processo de concessão da nacionalidade brasileira.

Consulte o Sistema Celpe-Bras

Acesse a área de certificação do Celpe-Bras

Veja outras informações sobre o Celpe-Bras

Confira os aprovados no DOU