Encceja 25 de Agosto de 2019

Portões abertos para provas do período da tarde do Encceja

Quem não fez as provas pela manhã pode participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no período da tarde, já que as áreas de conhecimento cobradas são diferentes nos dois turnos. Isso é possível porque, por meio do Encceja, o participante pode conquistar o certificado ou a declaração parcial de proficiência por disciplina. Quem já tem a declaração em matemática, por exemplo, conquistada em outra edição, não precisa fazer essa prova de novo.

O participante que volta ao local de provas para a segunda etapa do exame precisa apresentar novamente o documento original oficial com foto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não são aceitos documentos digitais, assim como cópias de documentos, mesmo autenticadas, de acordo com as regras listadas no edital.

Os portões foram abertos às 14h30 e vão ser fechados às 15h15 (horário de Brasília) para o turno de provas da tarde, que começa às 15h30. Quem faz o Encceja só pode sair da sala em definitivo após uma hora do início do exame, que será encerrado às 20h30. Os participantes com atendimento especializado terão 60 minutos a mais para terminar o exame em cada turno.

À tarde, os participantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação, para o ensino fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio. Pela manhã, foram aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio.

Caderno de provas – A novidade para todos os participantes desta edição é que o caderno de provas terá um espaço para anotar as respostas. Com isso, as pessoas que prestam o exame poderão conferir o gabarito mais tarde. Os lanches levados para a sala do exame serão revistados pelos aplicadores.

Recorde – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou recorde de inscrições, 2.973.375 pessoas, para o Encceja 2019. A maior parte, 2.331.799, inscreveu-se a fim de obter a certificação do ensino médio, e os outros 641.576 para tentar a do ensino fundamental.

Leia o edital do Encceja 2019

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja