Encceja 25 de Agosto de 2019

Portões abertos para as provas do Encceja em 611 municípios

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem entrar nos locais de prova. Os portões foram abertos às 8 horas (horário de Brasília) e fecham às 8h45. No turno matutino, o exame é encerrado às 13h. Na parte da tarde, as provas recomeçam às 15h30, e os portões serão fechados às 15h15 deste domingo. O encerramento do Encceja será às 20h30. Os participantes com atendimento especializado terão 60 minutos a mais para terminar o exame em cada turno.

Recorde – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou recorde de inscrições, 2.973.375 pessoas, para o Encceja 2019. A maior parte, 2.331.799, inscreveu-se para fazer as provas a fim de obter a certificação do ensino médio, e os outros 641.576 para tentar a do ensino fundamental.

Horários – Pela manhã, são aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio. À tarde, os participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação, para o ensino fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio.

Caderno de provas – A novidade para todos os participantes desta edição é que o caderno de provas terá um espaço para anotar as respostas. Com isso, as pessoas que prestam o exame poderão conferir o gabarito mais tarde. Os lanches levados para a sala do exame serão revistados pelos aplicadores.

Leia o edital do Encceja 2019

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja