Enem 12 de Agosto de 1999

Número de inscritos ao Enem chega a 346 mil

12 de agosto de  1999

Número de inscritos ao Enem chega a 346 mil

A segunda edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o dia 29 de agosto, contará com a presença de 346.819 inscritos, 120% a mais que no ano passado. Deste total, apenas 32.951 (9,5%) inscrições foram patrocinadas parcialmente por secretarias estaduais e municipais de Educação.

O balanço com o número de inscritos foi divulgado hoje, 12 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo exame.

São Paulo é o estado que tem o maior número participantes: 150.310, seguido de Paraná (46.416), Minas Gerais (36.686), Rio de Janeiro (27.573) e Pernambuco (11 mil).

O Enem é uma avaliação inovadora, criada pelo Ministério da Educação para medir as competências e as habilidades desenvolvidas pelos concluintes do ensino médio. O resultado, além de servir de referência para avaliar o desempenho individual dos concluintes, pode ser utilizado como alternativa de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.

O uso do Enem vem crescendo. Até agora, 45 universidades já confirmaram a utilização do exame como um dos critérios de ingresso aos cursos de graduação. No ano passado, apenas quatro instituições aproveitaram os resultados para seleção de alunos.

Para a presidente do Inep, Maria Helena Guimarães de Castro, "o alto número de inscritos comprova que o Enem veio para ficar". Segundo ela, o exame já provou ser diferente das avaliações tradicionais, por não exigir a simples memorização de conteúdos.

"O Enem está sinalizando para os sistemas de ensino a importância da formação geral na educação básica", afirma. Ela acredita que o exame permitirá uma conexão mais orgânica entre o ensino médio e as universidades, o que contribuirá para melhorar a qualidade do ensino.

Como será o exame

As provas do Enem/99 serão aplicadas no dia 29 de agosto, em 162 municípios brasileiros, incluídas todas as capitais. O exame será composto de duas provas: uma de redação e outra de conhecimentos gerais, com 63 questões multidisciplinares. A aplicação das provas terá início às 13 horas e término será às 17 horas, horário de Brasília.

Locais de provas

O Inep já está enviando para o endereço dos participantes um cartão confirmando a inscrição e indicando o local das provas. Os participantes receberão ainda um questionário socioeconômico, cuja ficha de respostas deve ser entregue no dia do exame.

Quem não receber o cartão de confirmação poderá fazer as provas sem ele. Basta apresentar, ao fiscal da prova, o comprovante da ficha de inscrição recebido dos Correios.

Para saber o local de prova, há três alternativas: a) procurar a agência dos Correios onde a inscrição foi efetuada; b) acessar o endereço do Inep na Internet (www.inep.gov.br/enem); c) ou telefonar para o serviço "Fala, Brasil!", do MEC, no telefone 0800-616161.