Encceja 21 de Maio de 2019

No primeiro dia, exame para jovens e adultos já registra quase meio milhão de inscritos

Em 24 horas, 491.105 pessoas se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número é muito superior ao de 2018, quando foram necessárias 48 horas para superar esta marca.

As inscrições começaram às 10h da segunda-feira, 20 de maio. Podem ser feitas até o dia 31, exclusivamente pela internet, no sistema Encceja.

A maioria das inscrições — 84,8% — é de pessoas que buscam o certificado do ensino médio. As demais — 15,2% — buscam certificação no ensino fundamental.

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para o ensino fundamental e ensino médio, e para participar basta ter a idade mínima exigida: 15 e 18 anos, respectivamente. O exame é gratuito.

As provas serão aplicadas em 25 de agosto, durante a manhã e tarde, em 611 municípios brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame e a certificação é realizada por secretarias de educação e institutos federais parceiros.

O Ministério da Educação, por meio do Inep, fará outras três aplicações do Encceja em 2019. O Encceja Exterior será aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Já a aplicação para detentos, tanto no Brasil, quanto no exterior, envolve também o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As aplicações no exterior e para pessoas presas terão editais próprios, e outro cronograma.

Acesse o sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja