Censo Escolar 17 de Fevereiro de 2020

Matrículas na educação infantil crescem 12,6% nos últimos cinco anos

O número de crianças de zero a seis anos, que estão matriculadas em creches e pré-escolas, chegou a quase nove milhões (8.972.778) no ano passado. O Censo Escolar 2019, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que o crescimento foi impulsionado pelas matrículas em creches, com 167.800 registros a mais do que no ano anterior, uma variação de 4,7%. Em relação a 2015, as matrículas em creches cresceram 23,2%.

Evolução do número de matrículas na educação infantil segundo etapas de ensino - Brasil - 2015 a 2019

A rede municipal de ensino concentra a maior parte das matrículas da educação infantil, com 71,4%. Em seguida, vem a rede privada com 27,9% (2.505.837) do total. Das matrículas da rede privada, 29,4% pertencem a instituições particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas conveniadas com o poder público.

Percentual de matrículas na educação infantil segundo dependência administrativa (rede privada separada em conveniada e não conveniada com a rede pública) - Brasil - 2015 a 2019

Zona rural - Quando se observa os dados da educação infantil por localização, percebe-se que 10,5% das matrículas encontram-se na zona rural, e a quase totalidade (96,8%) das matrículas são atendidas por estabelecimentos da rede pública. O censo apurou que 13,2% das crianças que frequentam a pré-escola estão na zona rural e 6,7% estão matriculadas nas creches rurais.

Número de matrículas na creche e na pré-escola segundo dependência administrativa e locallização da escola - Brasil - 2019

Resultados – Os dados do Censo Escolar 2019 estão publicados no portal do Inep em vários formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas.

Censo Escolar – O Censo Escolar da Educação Básica é anual, feito com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino e tem por referência a situação observada na última quarta‐feira do mês de maio. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, a pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos e apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

Saiba mais sobre o Censo Escolar