Avaliação dos cursos de graduação 13 de Agosto de 2002

Mais de 350 cursos são incluídos na Avaliação das

13 de agosto 2002

Mais de 350 cursos são incluídos na Avaliação das Condições de Ensino

Foram incluídos mais 354 cursos de graduação na Avaliação das Condições de Ensino, que será realizada por equipes de professores no próprio local de funcionamento do estabelecimento de ensino. A lista foi divulgada hoje, 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

São cursos de 17 áreas do conhecimento. Até o momento já foram definidos, em quatro listas, 899 cursos que irão participar da Avaliação das Condições de Ensino de 2002. A consulta à relação dos cursos que estão em processo de avaliação pode ser  feita na Internet.

Estão nesse processo, tanto os cursos que passarão pela avaliação periódica, que acontece a cada quatro anos, como aqueles que fizeram o pedido de reconhecimento ou renovação do reconhecimento junto ao Ministério da Educação. O reconhecimento é necessário para que a instituição possa emitir o diploma do estudante ao final do curso de graduação.

Os coordenadores dos cursos que entraram em processo de avaliação já estão recebendo uma senha que permite acessar o formulário eletrônico para preenchimento até 22 de setembro dos dados sobre o curso. Durante o mês de outubro, as equipes de avaliadores estarão em campo para verificar as condições de ensino desses cursos.

A avaliação leva em conta três grandes dimensões: a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica e a infra-estrutura. Para realizar o trabalho, os 720 professores selecionados participaram de um programa de capacitação com o objetivo de homogeneizar os critérios de verificação.

Assessoria de Comunicação do Inep