Ações internacionais 02 de Outubro de 2018

Inep representa Brasil em reunião da Rede de Agências Nacionais de Acreditação no Uruguai

A reunião da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana) nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de outubro, em Montevidéu (Uruguai), contará com a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela gestão do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL) no Brasil. O Sistema afere a qualidade de cursos de graduação de dez áreas para equipará-las aos demais cursos dos países integrantes da Rana. Dentro do Setor Educacional do Mercosul, o Instituto também realiza as atividades do Grupo de Trabalho de Indicadores (GTI); do Grupo de Trabalho de Terminologia (GTT) e do Comitê Técnico de Avaliação (CTA).

Resultado de um acordo entre os Ministérios da Educação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, a Rana tem suas reuniões sempre no país que ocupa a presidência pro-tempore do Mercosul Educacional. Na reunião desta semana será apresentada a situação de cada país em relação aos processos de acreditação ARCU-SUL. A programação também prevê discussões sobre as habilitações de Engenharia que devem fazer parte do processo avaliativo, o cronograma de chamadas públicas para seleção de instituições que desejem participar do processo de acreditação, o cronograma de oficinas de formação de novos avaliadores do sistema e a gestão do banco de avaliadores. A reunião também abordará a proposta do Brasil em realizar a formação continuada dos avaliadores do sistema.

ARCU-SUL – O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (ARCU-SUL) executa a avaliação e a acreditação de cursos universitários, sendo gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana) no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. O Sistema respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, e considera em seus processos apenas cursos de graduação que tenham reconhecimento oficial em seu país e com graduados. As Agências Nacionais de Acreditação, como o Inep, são as entidades específicas responsáveis pelos processos de avaliação e acreditação da educação superior, designadas pelo Estado Parte ou Associado perante a Reunião de Ministros da Educação.

Rana – As Agências Nacionais de Acreditação, órgãos executivos do Sistema ARCU-SUL, organizam-se numa Rede que cria suas próprias regras de funcionamento e toma decisões por consenso. A Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) se insere na estrutura do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) e responde diretamente à Comissão Regional Coordenadora de Educação Superior, ao Comitê Coordenador Regional e à Reunião de Ministros de Educação.