Enem 21 de Julho de 2017

Inep promove encontro de segurança para aplicação do Enem 2017 na região Sul e Sudeste

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza neste sábado, 22, em Florianópolis, mais uma edição do Encontro Regional de Segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, desta vez para os estados das regiões Sul e Sudeste. A região Sudeste responde por 36% do total de inscrições do Enem 2017, com 2.440.757 das 6.731.186 confirmadas. Já a região Sul tem 710.935 participantes, o que é 11% do total.

Estarão presentes representantes do Inep, da Secretaria de Segurança Pública Estadual, Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos (ECT), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ministério da Defesa, Departamento de Polícia Federal, Ministério da Justiça, além dos coordenadores estaduais do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

O objetivo dos encontros regionais de segurança e discutir a logística relacionada ao transporte e armazenamento das provas, assim como a interiorização. Este ano o desafio é ajustar a logística às mudanças no Enem, que passa a ser realizado em dois domingos, e não mais em um único final de semana. Outra novidade da edição são as provas personalizadas, com nome e número de inscrição dos participantes. Com o fim das provas aos sábados, também não será mais necessária uma logística reversa específica para a prova dos sabatistas, que começava mais tarde.

Está previsto um último encontro regional de segurança, no próximo sábado,  29, em Fortaleza (CE). O encontro do Centro-Oeste foi realizado em 8 de julho, em Pirinópolis (GO). O da região Norte ocorreu no último sábado, 15, em Belém (PA). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será realizado em 5 e 12 de novembro.