Enem 19 de Agosto de 2019

Inep promove encontro de logística e segurança para as regiões Norte e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou mais uma etapa da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O encontro para a Capacitação Regional dos Operadores Logísticos e de Segurança ocorreu no último sábado, 17 de agosto, em Belém (PA). Participaram 77 representantes de nove estados do Centro-Oeste e do Norte do país, além do Distrito Federal, pertencentes a órgãos envolvidos na aplicação da prova. Esta foi a segunda etapa de capacitação; a primeira foi em 27 de julho, em Belo Horizonte (MG).

Colaboradores - Os encontros visam à integração e ao alinhamento nas atividades para a operação do Enem, que, neste ano, terá 5,1 milhões de participantes para realizar as provas em 14 mil locais situados em 1.727 municípios das 27 unidades da Federação. O planejamento logístico e de segurança conta com 14 instituições, que têm 100 mil colaboradores envolvidos. Outras 400 mil pessoas fazem a aplicação das provas.

O Inep avalia que os encontros são essenciais para a compreensão da integralidade do processo e a realização dos ajustes necessários. A próxima capacitação ocorre em João Pessoa (PB), em 31 de agosto.

Logística - O Inep atua, antecipadamente, no planejamento logístico e de segurança da aplicação. A ação envolve, além de representantes do Instituto, as Polícias Militar e Civil, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais; representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; coordenadores estaduais dos Correios; coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.

Acesse a Página do Participante do Enem

Confira o edital do Enem