Inep 21 de Agosto de 2017

Inep lança cartilha para aplicação de exames para pessoas privadas de liberdade

Nesta segunda-feira, 21, representantes das unidades prisionais e socioeducativas de várias partes do País se reúnem para participar do I encontro Nacional de Aplicação de Exames para pessoas privadas de Liberdade (PPL). No evento, que acontece no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até às 17h30 (horário Oficial de Brasília), palestrantes do órgão apresentam uma cartilha para a aplicação de exames para pessoas privadas de liberdade.

Por meio deste documento os representantes das Unidades prisionais e socioeducativas podem conhecer mais sobre os exames promovidos pelo Inep para esse público; as áreas de conhecimento avaliadas; aplicação das provas, além do uso dos resultados em programas sociais pelo participante, como o Prouni; Sisu; Sisute e Fies. Já o Inep é responsável pela elaboração das provas, publicação do edital, além de disponibilizar o sistema de adesão, inscrição e divulgação dos resultados.

Para viabilizar a adesão das Unidades prisionais e Socioeducativas são firmadas parcerias com Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia; Secretarias Estaduais de Educação; Secretarias Estaduais de Segurança Pública; Secretarias de Administração Penitenciária (Depen) e as Secretarias de Direitos Humanos (SDH). A partir desta terça-feira, 22, as unidades prisionais e socioeducativas interessadas em aplicar o Encceja PPL no Brasil deverão ser indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa do país e firmar termo de adesão, responsabilidade e compromissos com o Inep até 1º de setembro de 2017. Já as inscrições dos participantes deverão ser feitas pelos responsáveis pedagógicos indicados por cada unidade prisional e socioeducativas, entre 28 de agosto a 8 de setembro. Para participar é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental, e 18 anos, para quem busca a certificação do Ensino Médio.

Aplicação – As provas do Encceja PPL 2017 serão realizadas em 24 e 25 de outubro, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. O Exame será dividido em quatro provas objetivas, por nível de Ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.