Enem 06 de Abril de 2020

Inep já registrou mais de 324 mil solicitações para isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

No primeiro dia de abertura do sistema para pedidos de gratuidade na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram registradas 324.661 solicitações até as 18h desta segunda-feira, 6 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe, pelo mesmo meio, as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao exame em 2019 e desejam nova isenção neste ano. O prazo será encerrado em 17 de abril.

Mesmo que a solicitação seja aprovada, é necessário efetuar a inscrição no período definido nos editais do Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame deverão fazer a inscrição entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante.

Pode requerer a isenção da taxa quem cumpre algum dos requisitos abaixo:

  • cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência – Os participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020. O processo deve ser feito pela internet, exclusivamente na Página do Participante, em que deverão ser anexados comprovantes da ausência em 2019. Os documentos aceitos estão listados no Anexo II do edital do Enem, entre eles: boletim de ocorrência policial, certidão de óbito de parente e certidão de nascimento. Os comprovantes deverão estar legíveis.

Cadastro – Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso poderá ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados em 24 de abril.

Consulte os editais no site do Enem

Acesse a Página do Participante

Cadastre-se para solicitar a isenção ou justificar a ausência