Avaliação dos cursos de graduação 25 de Julho de 2002

Inep divulga mais uma lista de cursos que passarão pela

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) divulgou hoje, 25, mais uma lista de cursos de graduação que serão submetidos à Avaliação das Condições de Ensino, realizada por equipes de professores no próprio local de funcionamento do estabelecimento de ensino.

Listas

Veja aqui a listagem dos três grupos de cursos

É a terceira relação, que inclui 223 cursos das áreas de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Fonoaudiologia, letras, Medicina Veterinária e Odontologia (veja no quadro ao lado) 

Os coordenadores dos cursos que entraram em processo de avaliação já estão recebendo uma senha que permite acessar o formulário eletrônico para preenchimento de dados sobre o curso. O questionário está disponível desde ontem e os coordenadores terão até 1º de setembro para prestar as informações.

Durante o mês de setembro, as equipes de avaliadores estarão em campo para verificar as condições de ensino desses cursos. A avaliação leva em conta três grandes dimensões: a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica e a infra-estrutura. Ao lado do Exame Nacional de Cursos, o Provão, do Censo da Educação Superior, da Avaliação Institucional e da Avaliação da Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a verificação in loco compõe o Sistema de avaliação da Educação Superior do País.

Estão nesse processo, tanto os cursos que passarão pela avaliação periódica, que acontece a cada quatro anos, como aqueles que fizeram o pedido de reconhecimento ou renovação do reconhecimento junto ao Ministério da Educação. O reconhecimento é necessário para que a instituição possa emitir o diploma do estudante ao final do curso de graduação.

O objetivo do Ministério da Educação, com a Avaliação das Condições de Ensino, é cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de garantir, por meio de avaliações periódicas, a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de Educação Superior.

Avaliadores iniciam primeiras visitas em agosto

Os 272 cursos de Administração, Direito, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Odontologia, incluídos na primeira lista da Avaliação das Condições de Ensino, começam a receber a visita dos avaliadores a partir de 8 de agosto.

No dia 19, a verificação in loco tem início para mais 50 cursos de Artes Visuais, Biologia, Ciência Contábeis, Design, Enfermagem, Farmácia e Fonoaudiologia. Eles constam na segunda lista de avaliação.

Durante o mês de agosto, o Inep divulga outras quatro listas de cursos que serão avaliados ainda em 2002.

Para realizar as avaliações, os 720 professores selecionados participaram de um programa de capacitação com o objetivo de homogeneizar os critérios de verificação. Durante o treinamento, eles recebem informações sobre o sistema de avaliação de cursos e os instrumentos que serão utilizados na verificação das condições de ensino. Também participam de oficinas para se familiarizar o formulário eletrônico de avaliação e desenvolver habilidades específicas para interagir com os profissionais, realizar entrevistas, analisar documentos e observar o funcionamento das instituições de ensino superior.

Assessoria de Comunicação do Inep