Saeb 08 de Setembro de 2016

Inep apresenta resultados do Saeb/Prova Brasil 2015

Os dados da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram divulgados nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os resultados são referentes à Prova Brasil, aplicada em novembro de 2015, que reforçam a importância por uma reforma nos últimos anos da Educação Básica.

As proficiências médias em Língua Portuguesa melhoraram em todos os níveis de ensino de 2013 para 2015, embora uma parte expressiva dos alunos ainda esteja nos níveis mais baixos da Escala de Proficiência, principalmente no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. As proficiências médias em Matemática evoluíram nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, mas caíram no Ensino Médio pela segunda vez consecutiva.

Participaram da avaliação todas as escolas públicas brasileiras com pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º ou 9º anos do Ensino Fundamental, o que representa cerca de 4 milhões de estudantes. Além desse conjunto de escolas, uma amostra de instituições privadas com dez ou mais estudantes matriculados no 5º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou na 3ª série do Ensino Médio foi considerada.

O Saeb também contém uma amostra de escolas públicas municipais e estaduais com dez a 19 alunos matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e uma amostra de escolas públicas estaduais e municipais com dez ou mais alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Com exceção das escolas que compuseram essa amostra, todas as escolas e municípios que obtiveram pelo menos 50% de participação de estudantes do 5º ou no 9º ano do Ensino Fundamental têm os resultados divulgados. Os dados da 3ª série do Ensino Médio são apresentados apenas por estado e para o Brasil. Já o Painel Educacional estará disponível para os estados, Distrito Federal e municípios a partir de outubro.

Clique nos links abaixo para conhecer os resultados do Saeb 2015

Assessoria de Comunicação Social