Enem 30 de Junho de 2016

Inep apresenta logística para a aplicação do exame

A quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) reuniu, em Brasília, nesta quinta-feira, 30, as instituições que vão participar da logística para a sua realização. Os representantes de diversos órgãos públicos e privados conheceram os aspectos operacionais e de segurança que envolvem o exame, que neste ano está marcado para 5 e 6 de novembro.

Na abertura do encontro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o Enem "é uma marca positiva, uma referência internacional, com padrão de qualidade elevado que assegura aos jovens a certeza de que estão se submetendo a uma prova com zelo". Na avaliação do ministro, isso se deve, em grande parte, ao engajamento das forças de segurança do país, como o Exército e as polícias Federal, Rodoviária e estaduais.

Para a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, a aplicação do Enem revela a capacidade de integração de áreas diferentes em uma operação de guerra para o acesso à universidade. Ela destacou a importância do exame: "A sociedade tem entendido que o Enem é um mecanismo democrático para alcançar o nível superior de ensino."

Já a presidente do Inep, Maria Inês Fini, lembrou que o Enem cresceu muito e é utilizado, também, para o ingresso em algumas universidades do exterior. De acordo com Maria Inês, o exame representa "uma seleção justa e bem cuidada pelo setor público".

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009 passou a ser instrumento de acesso ao ensino superior.

Considerado o terceiro maior exame de seleção do mundo, o Enem mobiliza 600 mil pessoas em todo o país. Neste ano, 8,6 milhões de estudantes vão se submeter à avaliação, em mais de 1.700 municípios. Serão 300 mil quilômetros rodados pelos Correios para levar as questões do Enem aos locais de prova.

A diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, apresentou aos participantes do encontro uma radiografia do Enem e salientou que "o grande desafio é padronizar os procedimentos de segurança nos dias do exame".

>>Veja a apresentação

Assessoria de Comunicação Social do Inep