Celpe-Bras 11 de Agosto de 2017

Inep publica resultado da primeira edição do Celpe-Bras 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 10, e em seu portal, o resultado da primeira edição de 2017 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que teve as provas realizadas entre 23 e 25 de maio. O participante pode acessar o seu resultado individual pelo endereço celpebras.inep.gov.br/resultados/.

A comprovação da certificação, com respectivo nível de proficiência obtido, é realizada por meio da certidão eletrônica que pode ser emitida no endereço celpebras.inep.gov.br/certificacao. Nesse mesmo local ela pode ser validada no botão “Confirmação de Autenticidade” por protocolo eletrônico, caso necessário. A certidão eletrônica tem validade perante instituições nacionais e estrangeiras, bem como a via original ou a cópia autenticada da publicação do resultado final do Exame no DOU.

Segunda edição – E já estão abertas as inscrições para a segunda edição anual do Celpe-Bras. Interessados devem se inscrever até 23 de agosto, às 23h59. As provas da segunda edição do Celpe-Bras 2017 serão realizadas de 17 a 19 de outubro em 26 Postos Aplicadores no Brasil e 56 no exterior. Podem participar estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português e que tenham escolaridade equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil. Também podem se inscrever no exame aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros confere o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. Ao todo são quatro níveis de proficiência. Para obter o certificado o participante deverá alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada Parte é diferente, prevalece o menor resultado. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

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