Enem 15 de Maio de 2020

Enem 2020 ultrapassa 3 milhões de inscritos

Em menos de uma semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 alcançou 3.055.430 inscrições, às 13h45 desta sexta-feira, 15 de maio. A versão digital das provas tem 99.610 inscritos, e as vagas para esta modalidade do exame estão praticamente esgotadas (das 101,1 mil disponibilizadas). O Enem impresso recebeu 2.955.820 inscrições, desde a abertura do sistema, às 10h da segunda-feira, 11 de maio.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção de ofício, a partir da análise dos dados declarados no sistema de inscrição. A medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção, devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado para conter a propagação da pandemia da COVID-19.

Os participantes do Enem que não se enquadram nos critérios de isenção podem pagar a taxa de inscrição, R$ 85 (mesmo valor de 2019), até 28 de maio. Para acompanhar todas as etapas de execução do exame, o participante usa o CPF e a senha cadastrados no portal gov.br, que reúne todos os serviços digitais do Governo Federal.

Atendimento especializado – O prazo para efetuar a inscrição e solicitar atendimento especializado é o mesmo, até 22 de maio. Os pedidos de recursos de acessibilidade são feitos durante o preenchimento da inscrição. Quem teve a solicitação deferida nas edições de 2017, 2018 e 2019 não precisa apresentar nova documentação, desde que se trate do mesmo pedido. Os resultados serão publicados na Página do Participante em 29 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece 16 tipos de recursos.

Enem – Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

Entre na Página do Participante do Enem

Leia os editais do Enem 2020