Inep 04 de Maio de 2020

Relatório de Atividades reúne principais iniciativas do instituto em 2019 e planos para os próximos exercícios

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou seu Relatório de Atividades 2019, instrumento de transparência ativa que detalha os principais objetivos, realizações e resultados alcançados no ano passado, além de apontar perspectivas para os próximos exercícios. O documento, inédito, é resultado de uma série de esforços para valorização da gestão estratégica, da governança institucional e dos valores e práticas de transparência, essenciais na gestão pública.

A publicação oferece uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Inep, no contexto de seu ambiente externo, geram valor público em curto, médio e longo prazo, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos. O Relatório de Atividades pode ser consultado no portal do Inep e deve se tornar uma publicação anual.

Destaques – No ano passado, o Inep recriou seu Comitê de Governança Institucional (CGI), firmou parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para implantação do Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Sensível (PNPC) e iniciou as tratativas com o Ministério da Economia para adesão ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), formalizada em 29 de abril, quarta-feira. “Este Relatório de Atividades, o primeiro do Inep, também é resultado do esforço de transparência e de evolução da gestão e governança do instituto”, afirma o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Para o Inep, 2019 foi um ano de números expressivos. Os exames e as avaliações do instituto, juntos, foram aplicados a mais de 12,4 milhões de pessoas. As pesquisas estatísticas debruçaram-se sobre um universo de 56,3 milhões de estudantes e 2,6 milhões de docentes. Foi também um ano de transformações estruturais, com o anúncio do Enem Digital e da reformulação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São essas conquistas e desafios que o Relatório de Atividades apresenta ao longo de 92 páginas.

Estrutura – A produção da publicação foi coordenada pela Chefia de Gabinete da Presidência do Inep. Um grupo de trabalho com representantes de todas as diretorias da autarquia foi criado para apuração e análise das informações.

A publicação é dividida em três principais conjuntos de informação: visão geral organizacional e ambiente externo, gestão e governança e resultados da gestão. Um infográfico, o Inep em números, resume os principais dados.

Em resultados da gestão, o Relatório de Atividades caracteriza cada uma das iniciativas do Inep, destacando público-alvo, impacto na educação e fundamentação legal; objetivos, realizações e resultados em 2019; inovações em relação ao ano anterior e planos gerais a médio e longo prazo. Também destaca a força de trabalho envolvida.

Confira o Relatório de Atividades 2019