Enem 30 de Abril de 2020

Versão digital do exame segue a mesma estrutura de provas do Enem impresso, com aplicação em todos os estados

A opção para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em versão digital poderá ser feita durante o período de inscrições, entre 11 e 22 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá garantir a oportunidade para os mais de 100 mil participantes que se inscreverem primeiro para a aplicação-piloto. Haverá locais de prova em todas as unidades da Federação. A lista com as cidades onde ocorrerá a aplicação on-line, com respectivo número de vagas, está no edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 22 de abril, também disponível na Página do Participante do Enem.

Logística – O Enem Digital irá seguir a mesma estrutura logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Portanto, o participante deverá comparecer a esses postos, e não haverá prova em casa ou realizada em computador pessoal. Como se trata de uma aplicação-piloto, podem se inscrever concluintes do ensino médio neste ano ou que já concluíram esta etapa da educação. Quem ainda não concluiu ou não está em processo de conclusão do ensino médio em 2020 (participante conhecido como “treineiro”) não poderá se inscrever na modalidade.

Estrutura do Enem Digital – Será aplicada a mesma estrutura do Enem impresso: quatro provas objetivas e a redação. Cada uma das provas terá 45 questões de múltipla escolha apresentadas na tela do computador. A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias de provas. Confira as áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares avaliados nas provas:

Áreas de conhecimento Componentes curriculares

Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação

Língua portuguesa, literatura, língua

estrangeira (inglês ou espanhol),

artes, educação física e tecnologias

da informação e comunicação

Ciências humanas e suas tecnologias

História, geografia, filosofia e

Sociologia

Ciências da natureza e suas tecnologias

Química, física e biologia

Matemática e suas tecnologias

Matemática

O tempo de duração da aplicação do Enem Digital será o mesmo do exame tradicional, distribuído da seguinte forma:

  • no primeiro dia do exame, 22 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. O participante somente deverá responder às questões da prova da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
  • no segundo dia do exame, 29 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Enem impresso – As provas em papel serão realizadas em 1º e 8 de novembro. O período de inscrição é o mesmo para as duas versões do exame (11 a 22 de maio). O participante não poderá trocar sua opção de modelo de exame (digital ou impresso) após concluir a inscrição.

Enem Digital – Anunciado pelo Ministério da Educação e pelo Inep em 2019, o Enem Digital terá aplicação-piloto em 2020. A implementação da versão on-line será progressiva, com mais datas de aplicação a cada ano, até 2026, quando o modelo será consolidado.

Confira as cidades onde vai ter Enem Digital

Consulte o edital do Enem Digital

Acesse mais informações no site do Enem