Enade 12 de Março de 2020

Inep inicia treinamento para elaboradores de itens do Enade 2020

O período de capacitação de docentes para a elaboração de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) começou em 10 de março e segue até o dia 28 deste mês. Os professores foram selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após responderem ao edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de janeiro de 2020.

Durante a capacitação, os docentes são informados sobre as normas, os procedimentos e os critérios técnicos exigidos na elaboração de itens. Apenas os professores convocados pelo Inep irão participar. Concluir o treinamento é requisito obrigatório para que o convocado esteja apto a ser chamado para elaborar itens. O curso faz parte das atividades do processo para abastecer o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES).

O trabalho de elaboração e envio de itens será realizado no ambiente virtual do BNI, em sistema próprio, por encomenda do Inep, sempre com especificações técnicas e quantidades detalhadas para cada docente designado.

As atividades desta etapa de capacitação, sob a coordenação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, são voltadas para as provas do Enade 2020, que irá avaliar 30 áreas do conhecimento.

Ano II do ciclo avaliativo

  • Grau de licenciatura: artes visuais, ciências da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música, pedagogia e química.
  • Grau de bacharelado: ciências da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
  • Grau de tecnólogo: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computadores.

BNI – O Banco Nacional de Itens fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja prova, seja questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Confira o edital de chamada pública

Saiba mais sobre o Enade