Censo Escolar 03 de Março de 2020

Número de creches aumenta em 2,4% no último ano

O total de crianças matriculadas nas creches brasileiras alcançou 3,8 milhões. O Censo Escolar 2019 registrou 71,4 mil creches cadastradas, um aumento de unidades de 2,4% (1,7 mil) em relação ao total de 69,7 mil do ano anterior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o Censo Escolar anualmente, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Os municípios prevalecem na oferta de creches, com 2,5 milhões de matrículas. Em seguida, vem a rede privada, que conta com 1,3 milhão de alunos. Entre as matrículas em creches particulares, 45,3% (588.479) são em instituições conveniadas com o poder público. O número de creches conveniadas, de acordo com a pesquisa, é de 6.141 unidades, 21% do total de creches da rede privada.

A distribuição dos alunos das creches pelas regiões geográficas é a seguinte:

Creches               Matrículas
Centro-Oeste          255.635
Nordeste                 876.270
Norte                      177.998
Sudeste                1.818.540
Sul                          626.649

Resultados – Os dados do Censo Escolar 2019 estão publicados no portal do Inep em vários formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas.

Censo Escolar – O Censo Escolar da Educação Básica é anual, feito com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, e tem por referência a última quarta‐feira do mês de maio. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Participam todas as escolas públicas e privadas do país, incluindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos. Além disso, a pesquisa apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

Saiba mais sobre o Censo Escolar