Publicações 07 de Janeiro de 2020

Nova edição da revista Em Aberto aborda a inovação pedagógica no ensino superior

Motivar docentes e outros profissionais a refletirem sobre os seus contextos pedagógicos na educação superior. Com este objetivo, foi lançada, nesta terça-feira, 7 de janeiro, a nova edição da revista Em Aberto. O número 106 da revista, intitulado “Inovação pedagógica no ensino superior”, traz análises e discussões sobre o que é inovação pedagógica e quais as concepções em debate.

As organizadoras desta edição, Flávia Wagner e Maria Isabel da Cunha, apresentam, na seção Enfoque, oito assertivas sobre mecanismos de transformação de propostas curriculares e melhorias das práticas de ensinar e aprender. Ainda na mesma seção, nove artigos debatem os currículos inovadores, as políticas de avaliação, a inovação no trabalho docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação. Além disso, são abordados o perfil dos estudantes, as práticas pedagógicas inovadoras, a formação continuada dos docentes e a avaliação da aprendizagem.

Além desses temas, a edição 106 traz duas resenhas: “Inovação na universidade e o papel da assessoria pedagógica e “Inovação e protagonismo na universidade”. Por último, há uma bibliografia comentada para aqueles que desejam se aprofundar no tema.

Em Aberto – Editada desde 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Sua proposta é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A cada edição, a revista traz artigos, resenhas e bibliografias comentadas, sendo organizada em cinco seções: Enfoque, Pontos de Vista, Espaço Aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, o que inclui artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura.

Confira a edição n.º 106 da revista Em Aberto

Conheça outras publicações do Inep