Ações internacionais 03 de Dezembro de 2019

Inep representa Brasil em encontro da CPLP sobre avaliação de aprendizagens e qualidade de ensino

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representará o Brasil na agenda de trabalho promovida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, nesta semana. Nesta terça-feira, 3 de dezembro, acontece o encontro Sistema Eficaz de Avaliação das Aprendizagens para Reforço da Qualidade dos Sistemas Educativos, e, nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5 de dezembro, haverá a VIII Reunião de Pontos Focais da Educação, que também acontece na sede da CPLP.

O diretor de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais, Camilo Mussi, e o diretor de Gestão e Planejamento, Murillo Gameiro, do Inep, representarão a autarquia durante os encontros. “A reunião busca uma aproximação dos sistemas educacionais dos Estados-Membros, a partir da análise das melhores práticas implementadas em cada país”, declarou Gameiro. O diretor de Tecnologia acrescentou que a participação do Inep na Reunião Técnica dos Pontos Focais da Educação da CPLP “é importante para o compartilhamento de instrumentos e metodologias para avaliação das aprendizagens nos Estados membros da Comunidade, onde o Brasil é visto como referência por parte dos outros sistemas de educação", reiterou.

O seminário tem como pauta a apresentação de instrumentos e metodologias para avaliação das aprendizagens e reforço da qualidade dos sistemas educativos. Será analisado o cumprimento do objetivo estratégico, além de reforçar os sistemas nacionais de avaliação educativa, traçados no Plano de Ação de Cooperação da Educação da CPLP (2016/2020).

Na oportunidade, será discutida também a criação da rede de informações, relacionada à avaliação do sistema educativo, além de atividades e projetos que serão implementados para promoção do intercâmbio e partilha de boas práticas entre os estados membros da CPLP. Já a VIII Reunião de Pontos Focais da Educação vai tratar da aprovação da agenda de trabalhos e operacionalização do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP.

CPLP – Criada em 17 de julho de 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem como objetivo a consolidação de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa. Integram a CPLP os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Entre as ações da organização, estão:

  • A relação político-diplomática entre os países-membros, para o reforço da sua presença no cenário internacional.
  • A cooperação em todos os domínios, inclusive em educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.
  • A materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Confira o portal da CPLP

Veja as ações internacionais do Inep